Temporal na madrugada de domingo causou estragos pela cidade; três pessoas morreram
O prefeito Levi Rodrigues (PSD), de Porto Feliz, na região de Sorocaba, decretou estado de emergência na tarde desta segunda-feira (22). A medida visa facilitar o atendimento às vítimas do temporal da madrugada deste domingo (21), que causou três mortes e estragos por todo o município.
A decisão foi tomada após uma reunião do Gabinete de Gerenciamento de Crise, montado no início da manhã para coordenar as ações. Com o decreto, a Prefeitura pode requisitar recursos do governo federal para reparar os estragos e montar um plano com verbas emergenciais.
Os estragos ainda não foram totalmente levantados, mas há 12 famílias desabrigadas e casas e prédios destelhados por toda a cidade. Os maiores problemas foram causados pelos ventos de 95 km por hora. Eles varreram o território da cidade. Além de telhas, levaram muros e paredes.
Duas das três mortes vitimaram pessoas da mesma família: pai e filho foram soterrados por uma parede e pelas telhas no Jardim Vante. A outra vítima foi um homem que morava em um contêiner na estrada entre Porto Feliz e Rafard, que foi arrastado pelo vento e as águas.
Os nomes dos mortos não foram divulgados pela Prefeitura, mas as famílias dos dois primeiros já requisitaram os corpos para o enterro. Os bairros mais afetados com destelhamentos e desabamentos foram Altos do Jequitibá, Jardim Vante, Vista Alegre e Casas Populares.
A zona rural também teve problemas com a morte de dezenas de aves por causa do desabamento de galpões de criação.