BARREIRA

Ponte Preta volta a contar com defesa titular

O goleiro Edson Bastos e o lateral-direito Artur retornam ao time na partida contra o Atlético Sorocaba

Carlos Rodrigues
15/03/2013 às 21:23.
Atualizado em 26/04/2022 às 00:27

Um dos maiores trunfos da excelente campanha da Ponte Preta no Campeonato Paulista é sua defesa. Com apenas sete gols sofridos em 11 partidas, a Macaca é a menos vazada do torneio. E, no jogo de domingo (17/03), contra o Atlético Sorocaba, essa marca pode continuar intacta. Isso porque o técnico Guto Ferreira terá a oportunidade de voltar a utilizar força máxima no setor, já que contará com os retornos de Edson Bastos e Artur. Eles se juntam aos zagueiros Cléber e Ferron e ao lateral-esquerdo Uendel na formação considerada ideal pelo treinador. Além disso, o volante Baraka, responsável pela proteção no meio-campo, também está de volta.

Quando esteve junto, o quinteto acumulou números importantes. Neste Campeonato Paulista, a defesa titular esteve em campo em oito oportunidades e a Ponte sofreu apenas cinco gols — média de 0,62% por partida. Nos últimos três jogos, no entanto, a formação foi desfeita. Na partida contra o São Bernardo, Artur desfalcou o time por suspensão. Na rodada seguinte, diante do Linense, Edson Bastos ficou de fora por lesão. E contra o São Caetano, os dois não puderam participar da partida, o goleiro ainda por conta de uma lesão no punho e o lateral por questões contratuais.

Agora, a expectativa é de que o bom retrospecto permaneça. "A gente tem trabalhado muito para que não possa sofrer os gols. As coisas têm acontecido de uma forma totalmente natural. Estamos felizes, mas temos um jogo difícil pela frente e esperamos que a defesa passe mais uma rodada em branco" , observa o goleiro Edson Bastos, que faz questão de observar também a importância do restante da equipe. "Não somos só nós do sistema defensivo que temos mérito, os atacantes também têm ajudado muito", completa.

O zagueiro Ferron destaca a competitividade do elenco da Macaca, tendo em vista que, mesmo com desfalques, o número de gols sofridos seguiu baixo. "Independentemente de quem jogue lá atrás, o mais importante de tudo é que estamos conseguindo encontrar esse equilíbrio e isso mostra a força do grupo da Ponte Preta" , avalia.

O técnico Guto Ferreira valoriza o retorno dos titulares, mas também ressalta a contribuição de quem já teve sua chance. "O retorno deles é interessante pelo entrosamento, mas temos provado que não temos só 11 jogadores. Independentemente de quem estiver em campo, é importante a manutenção da qualificação e da consistência. Como eu digo sempre, um ataque forte ganha jogo, mas uma defesa forte ajuda a ganhar campeonato" .

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por