NOVO FORMATO

Ponte Preta sobe e Guarani cai no ranking

Macaca ganha uma colocação, enquanto o Bugre despenca dez posições na classificação da CBF

Paulo Santana e Henrique Nunes
23/12/2012 às 08:00.
Atualizado em 26/04/2022 às 10:51

A CBF divulgou o Ranking Nacional de Clube 2013, na última sexta-feira (21), e confirmou o campeão brasileiro Fluminense na primeira colocação, seguido do campeão mundial Corinthians. De acordo com o novo sistema de contagem de pontos, que privilegia campanhas mais recentes, a Ponte Preta ganhou uma posição e subiu do 25º lugar para o 24º. O Guarani, que estava em 16º, despencou para a 26ª colocação.

Com as novidades, a CBF agora conta apenas os resultados e conquistas das últimas cinco temporadas. Entretanto, com pesos diferentes. No formato antigo, o campeão brasileiro ganhava 60 pontos, apenas um a mais que o vice. Segundo o novo critério, o vencedor leva 800 pontos, contra 640 do vice e 600 do terceiro colocado.

São atribuídos ainda pontuação com pesos diferentes, de acordo com os anos de cada campanha. Um título conquistado no ano da elaboração do ranking tem seus pontos multiplicados por 5. Os que vêm na sequência vão diminuindo o peso para quatro, três, dois e um. Anteriormente, a entidade levava em consideração os resultados e conquistas em competições nacionais desde 1959 — ano em que o primeiro campeonato abrangendo todo o País foi disputado.

No ranking atual, o Vasco ficou em 3º, seguido pelo São Paulo, Grêmio, Internacional, Flamengo, Palmeiras, Santos e Cruzeiro, que fecham o Top 10 do País. Vale ressaltar que o ranking é usado, principalmente, para definir os participantes da Copa do Brasil. Isso porque os 10 primeiros têm vaga garantida, independentemente dos desempenhos nos campeonatos estaduais.

São atribuídas pontuações a todos os participantes das Séries A, B, C e D, além da Copa do Brasil. O último colocado de uma divisão sempre pontua mais que o campeão da série inferior. O novo formato preserva os times que disputam a Libertadores e, por conta disso, ficam fora da Copa do Brasil. A eles, são atribuídos mais 400 pontos de bônus (o mesmo de quem chega até as quartas de final da competição).

LEIA MAIS:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por