NO MAJESTOSO

Ponte Preta faz duelo de opostos contra o São Bernardo

Macaca tenta retomar liderança do Paulistão, neste domingo, às 18h30, contra time que ganhou apenas um jogo

Paulo Santana
24/02/2013 às 09:51.
Atualizado em 26/04/2022 às 03:27

Depois de enfrentar três dos quatro grandes do Estado e se dar muito bem, a Ponte Preta, agora, defende a invencibilidade no Campeonato Paulista diante do nanico São Bernardo, neste domingo (24/02), às 18h30, pela 9ª rodada. A Macaca, que não perde como mandante há exatos 193 dias, está a dois de chegar aos 100 dias sem saber o que é derrota em partidas oficiais. O Tigre do ABC, que conquistou o acesso no ano passado, está em penúltimo lugar com apenas cinco pontos. Sua única vitória no ano foi diante do São Caetano, lanterna da competição.

No Majestoso, já são 14 jogos sem derrota. A última foi no dia 15 de agosto do ano passado: 2 a 0. Em jogos valendo três pontos, a Macaca acumula uma invencibilidade de 10 confrontos. O último tropeço aconteceu no dia 18 de novembro de 2012: 1 a 0. Por coincidência, as duas derrotas foram para o Bahia.

Por tudo isso, o técnico Guto Ferreira não quer saber de acomodação. “O excesso de confiança é o primeiro passo para a queda. É preciso estar atento do começo ao final, manter o nível de concentração e a mesma seriedade de qualquer outro jogo. Temos um objetivo bem claro e não podemos abrir mão disso”, defende.

Nos jogos contra os grandes, a Macaca conquistou 78% dos pontos possíveis. Passou por Corinthians (1x0) e Santos (3x1) e empatou com o São Paulo (0x0). Quando enfrentou times de menor porte, também não fez feio. Com duas vitórias (Penapolense e Oeste) e dois empates (Mogi Mirim e Ituano), teve 67% de aproveitamento. Para completar a boa campanha, venceu o dérbi com o Guarani por 3 a 1.

Para este jogo, Guto só não poderá contar com o lateral-direito Artur, que cumpre suspensão automática pela expulsão diante do Santos. Para não correr riscos, Cicinho será recuado para a ala e Wellington Bruno fará a função de segundo armador. Tiago Cametá, lateral de ofício, fica como opção no banco.

Com todos os atacantes liberados pelo departamento médico, o treinador não confirmou quem será companheiro de William. Chiquinho, que vinha atuando como titular, se recuperou de contusão e concorre com Diego Rosa pela vaga. Diego jogou apenas uma vez como titular desde o início e já tem dois gols, anotados quando saiu do banco.

Cicinho, que não se incomoda de jogar como ala, espera um adversário difícil de ser batido. “Eles estão correndo atrás de uma recuperação. Tenho certeza que virão para nos surpreender, mas vamos estar focados. Os resultados positivos não são por acaso. São frutos da força e determinação deste grupo”, disse.

JEJUM NÃO INCOMODA WILLIAM

Depois de marcar três gols em cinco rodadas, o atacante William foi poupado na partida com o Ituano e passou em branco nos confrontos com o São Paulo e Santos. O pequeno jejum não incomoda o artilheiro, que tem presença confirmada no desafio com o São Bernardo.

Experiente,William garante que todos precisam se doar ao máximo em função da organização tática do time e “quem marca” é o fator menos importante. “Em um grupo vencedor, você tem que, primeiro, cumprir as orientações do treinador e nós temos conseguido os resultados positivos com isso. No meu caso, o Guto pede para que eu faça a marcação entre os volantes e os zagueiros. Por isso, às vezes fico um pouquinho mais distante do gol. Em compensação, isso beneficia na marcação do time. O que vale mesmo é sair de campo vencedor”, garante.

O atacante espera um adversário fechado e mais preocupado com a marcação, neste domingo, no Majestoso. Por isso, destaca a necessidade de atenção total durante os 90 minutos. “Nós sabemos que eles vão se fechar e buscar o contra-ataque. Temos que manter o mesmo padrão. Bem postado na defesa, compactado e aproveitando as oportunidades de gol quando elas aparecerem”, opina.

O artilheiro da Macaca na temporada marcou nas vitórias sobre o Corinthians, Guarani e Penapolense. Foi substituído nas últimas três para ser preservado fisicamente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por