Beneficiada por um gol anulado erroneamente, Macaca fica no 0 a 0 e mantém invencibilidade
A Ponte Preta retorna de Lins com um empate sem gols pela 10ª rodada do Campeonato Paulista e dorme na liderança. O São Paulo, que começou a rodada em 1º lugar, enfrenta hoje o Penapolense e pode ultrapassar novamente a Macaca. O Linense teve um gol legítimo anulado pelo árbitro Robério Pereira Pires, aos 10’ do 2º tempo. A Ponte, que continua invicta na competição, volta a campo no próximo domingo, quando recebe o São Caetano no Estádio Moisés Lucarelli.
Na beira do gramado, antes do início do jogo de ontem, o discurso do técnico Guto Ferreira era de que a estratégia da Ponte seria marcar forte e pressionar o adversário rapidamente. Contudo, o que se viu no 1º tempo foi o Linense com a posse de bola na maior parte do tempo e a Macaca marcando, mas sem partir para o ataque. Apesar de terem domínio de jogo, os donos da casa pouco ameaçaram o gol de Roberto.
O Elefante criou bastante, mas faltou caprichar no detalhe final. A partir dos 30’, as equipes pareciam afoitas em campo e o duelo se resumiu num bate e rebate. A Macaca praticamente jogou na marcação e só ficou esperando as chances de contra-ataque.
A equipe de Campinas teve duas boas chances de abrir o placar no 1º tempo, com Diego Rosa, aos 14’, que invadiu pela esquerda e bateu para fora e depois com Ramirez, aos 27’. O peruano avançou pela direita, levou no peito, saiu de dois marcadores e quase na linha de fundo chutou, mas a trave impediu o gol. A marcação sobre Cicinho também foi bem feita pelo Linense, que conseguiu segurar o “motorzinho” da Macaca.
Os treinadores voltaram com a mesma formação para o 2º tempo. Aos poucos, o duelo ficou mais equilibrado e a Ponte Preta partiu ao ataque. Mas, de tanto arriscar, quem abriu o placar foi o Linense, aos 10’, com Fernandinho. O gol, porém, foi anulado pela arbitragem. Um dos auxiliares apontou erroneamente impedimento do atacante e Robério Pereira Pires confirmou a marcação. O zagueiro pontepretano Ferron dava condição legal ao lance e o Linense acabou prejudicado.
As duas equipes buscaram espaço para armar os contra-ataques e diferentemente do 1º tempo, a alvinegra pressionou mais o adversário. Nos últimos 10 minutos da partida, a Macaca sufocou o Linense. As entradas de Chiquinho, Alemão e Ferrugem deram uma nova postura à equipe.
Alemão, que entrou aos 25’ no lugar de William, recebeu de Ferrugem que puxou o contra-ataque pela direita, cortou dois marcadores e bateu, mas a bola foi desviada no zagueiro aos 37’. Essa foi uma das grandes chances criadas pela Ponte Preta.
Contudo, os times tiveram a melhor oportunidade de gol aos 45’. Primeiro foi o Linense, com João Sales, que cabeceou certeiro, mas Roberto defendeu. Na sequência, Ferrugem avançou pela direita e chutou direto, só que a bola cruzou toda a área e saiu pela linha de fundo.