Macaca fica no 1 a 1 com o São Bernardo, no Majestoso, e vê o Tricolor assumir a ponta da competição
Praticamente só a Ponte Preta jogou no ataque, neste domingo (24/02), mas teve muitas dificuldades em furar a muralha do São Bernardo. Numa jogada originada em bola parada, o adversário abriu o placar ainda no 1º tempo, com Fernando Baiano, e a Macaca precisou de muita pressão para arrancar o empate por 1 a 1 com William, aos 37' do 2º tempo, no Estádio Moisés Lucarelli, e manter a invencibilidade no Campeonato Paulista.
A equipe alvinegra ocupa a vice-liderança do Campeonato Paulista com os mesmos 19 pontos do líder São Paulo, mas tem uma vitória a menos. O São Bernardo, que continua sem vencer como visitante, se mantém na zona de rebaixamento. O time de Guto Ferreira volta à campo no próximo sábado (02/03) para encarar o Linense.
Mais volume de jogo, mais posse de bola e domínio total, mas, no placar, o que vale é a eficiência na conclusão das jogadas. O resumo do confronto entre Ponte Preta e São Bernardo foi um duelo de ataque x defesa. A Macaca, o tempo todo, foi ofensiva e o adversário apostou na retranca. Contudo, no terceiro escanteio seguido, o São Bernardo abriu o placar, aos 15'. Na cobrança pela esquerda, Ricardinho tentou de bicicleta de dentro da pequena área e Bruno Silva salvou em cima da linha. No rebote, Fernando Baiano empurrou para as redes de Edson Bastos.
A partir daí, a Macaca deixou de valorizar a velocidade no toque de bola e preferiu usar a estratégia de alçar bolas na área, mas, com o posicionamento da defesa do São Bernardo, foi difícil furar a barreira. As chances que apareceram não foram bem concluídas pelos atacantes pontepretanos. Assim, o time da casa foi para o vestiário em desvantagem no placar.
OUTRO UNIFORME
Na volta para a sequência da partida, a Ponte subiu com o uniforme 3 e com Ferrugem no lugar de Bruno Silva. Contudo, a alteração não surtiu efeito. A Macaca continuou presa na marcação do São Bernardo e com poucas finalizações. O segundo tempo praticamente aconteceu no campo de ataque da Ponte, porém, com pouca velocidade, os campineiros pressionavam mas não tinham sucesso nas investidas.
Guto Ferreira ainda promoveu as entradas de Chiquinho e Alemão nos lugares de Wellington Bruno e Diego Rosa, respectivamente. Depois de muito insistir e sufocar o São Bernardo, a Macaca foi recompensada aos 37’ com William. Ferrugem desceu pela direita e cruzou na pequena área. William se jogou e empurrou para o fundo do gol: 1 a 1. Foi o quarto gol do atacante no Campeonato Paulista. O camisa 9 é o artilheiro da equipe no torneio.
Com pouco tempo para o apito final, a Macaca foi para o tudo ou nada. O problema foi a organização das jogadas, que não levaram mais perigo ao gol defendido por Wilson Júnior nos minutos finais.
O time dominou o duelo (foram 19 finalizações da Macaca contra cinco do São Bernardo), mas sofreu com a marcação. Ocupando as primeiras posições da tabela, a Ponte Preta é o alvo dos rivais e, cada vez mais, irá encontrar dificuldades pela frente, como o próprio técnico Guto Ferreira disse ao Correio em entrevista exclusiva na última semana.