Estrutura ruiu em novembro do ano passado; obras de reparo custaram R$ 2,1 milhões
Quase cinco meses depois, a ponte que fica no cruzamento das avenidas Francisco Junqueira com Plínio de Castro Prado, na Zona Leste de Ribeirão Preto, será reaberta nesta quinta-feira (28), a partir das 12h.
O trabalho de restauração da ponte, que custou cerca de R$ 2,1 milhões, entrou na reta final. “Precisamos dos últimos 15 dias para curar o concreto que foi instalado nas vigas e agora só restam a pintura e limpeza do asfalto e calçadas da ponte”, afirmou Abranche Fuad Abdo, secretário municipal de Obras Públicas.
A ponte desabou no dia 4 de novembro do ano passado e desde então o fluxo de pessoas e carros teve de ser deslocado por desvios para as ruas adjacentes. A previsão inicial para a entrega da obra era para o mês de maio, porém o serviço foi concluído com mais rapidez por causa do material utilizado na reconstrução da ponte.
“A empresa responsável pela obra utilizou vigas de concreto pré-moldadas e isso agilizou toda a obra. Já reconstruímos 15 pontes nessa administração e seguimos todas as normas anteriores”, disse Fuad Abdo.
A nova ponte teve o apoio afixado sobre fundações escavadas em rochas com seis metros de profundidade. Aproveitando a oportunidade, também foi feito um aumento do vão da largura do canal do córrego Retiro Saudoso, que passou de 6 para 12 metros.
“Esse extra da obra foi feita já prevendo as obras futuras de macrodrenagem que serão feitas naquele espaço e em toda a Francisco Junqueira”, ressaltou o secretário.