DILEMA

Ponte começa a definir seu futuro na quarta-feira

Jogo com o Nacional-MA, em Manaus, decidirá se a Macaca segue na Copa do Brasil ou se disputará a Sul-Americana

Paulo Santana
20/07/2013 às 20:28.
Atualizado em 25/04/2022 às 08:06

Está chegando a hora da Ponte Preta definir seu caminho no segundo semestre. Se vencer o Nacional-AM, quarta-feira (24), por uma diferença de dois ou mais gols, estará nas oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo será às 21h30, no Estádio do Sesi, em Manaus. Se for eliminada, terá a oportunidade de disputar a Copa Sul-Americana, primeira competição continental de seus quase 113 anos de história.

Caso siga na Copa do Brasil, terá que enfrentar nas oitavas de final um dos seis brasileiros que jogaram a Libertadores (Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Palmeiras ou Vasco) ou um dos dois melhores colocados no Ranking Nacional de Clubes (Flamengo e Internacional) que garantiram passagem da terceira fase. O adversário sairá de um sorteio na CBF.

Se for eliminada, a Macaca irá enfrentar na fase nacional da Sul-Americana o Bahia, Coritiba ou Criciúma. Depende do que vai acontecer com o Botafogo e Santos, que também enfrentam o mesmo dilema. Passando da fase regional, a Macaca poderá cruzar o caminho de bons times da América do Sul como o Atlético Nacional, da Colômbia, que já foi campeão da Libertadores, ganhou duas Copas Interamericanas, duas Copas Merconorte e 11 títulos nacionais, ou o Colo Colo, do Chile, que já venceu a Copa Interamericana, Libertadores, Recopa e tem 29 títulos nacionais e 10 Copas do Chile.

Times de menor expressão também são candidatos a adversários da Macaca. O Deportivo Pasto, por exemplo, venceu uma edição do campeonato da Colômbia e participou uma vez da Sul-Americana e uma da Libertadores. O El Tanque, que também estará estreando na Sul-Americana, só chegou à divisão de elite do campeonato uruguaio há dois anos.

No cruzamento dos jogos, existe ainda e chance da Macaca fazer um "dérbi genérico" com o Guaraní, do Paraguai, que já venceu 10 campeonatos nacionais, mas tem pouca projeção fora de seu país. Inti Gás e Melgar são times de médio porte do Peru. O Inti, fundado em 2008, nunca foi além do 7º lugar em seu torneio nacional. O Melgar venceu um campeonato peruano e jogou duas Libertadores. O Oriente Petrolero, da Bolívia, jogou duas Libertadores, sendo que sua melhor campanha foi chegar até as quartas de final.

Para o jogo com o Nacional, quarta, a Macaca vai com um time formado somente por reservas. Como perdeu a primeira, em Campinas, por 1 a 0, terá que ganhar por dois ou mais gols de diferença. Empate dá a vaga aos manauaras. Vitória campineira por 1 a 0, leva a decisão para os pênaltis.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por