CAMPINAS

Polícia estoura megadesmanche de veículos

Local na região do Ouro Verde tinha 3 mil metros quadrados de área e milhares de peças

Luciana Félix
02/04/2013 às 22:06.
Atualizado em 25/04/2022 às 22:02

Um megadesmanche de carros roubados e furtados foi descoberto pela Polícia Militar (PM), no Jardim Cristina, na região do Ouro Verde, em Campinas. O local, que englobava a área de três terrenos, tinha 3 mil metros quadrados e milhares de peças de veículos desmontados que, segundo a polícia, chegam a R$ 2 milhões.

O local também chamou a atenção dos policiais por ser bem organizado e ter um esquema de trabalho que lembra uma linha de montagem industrial, onde cada área servia para abrigar um tipo de serviço. No local, os veículos eram empilhados em prateleiras gigantes e as peças eram organizadas por modelo e tipo.

Além da organização, o desmanche, que ficava na Rua João Antonio de Menezes, tinha sistema de monitoramento por câmeras de vigilância e luzes com sensor de presença. Três homens que trabalhavam no local foram presos em flagrante e indiciados por receptação. O galpão usado como desmanche já tinha sido lacrado pela Polícia Civil pelo mesmo crime no ano passado, mas acabou reabrindo ilegalmente este ano.

A polícia chegou até o local após denúncia de moradores de que o local funcionaria como desmanche e que havia entrado um novo veículo no galpão. Os bandidos tinham acabado de entrar com um Palio. Quando a polícia chegou ao endereço, um dos acusados que estava próximo ao portão viu a viatura e saiu correndo e gritando para o interior do galpão. No local, a polícia flagrou dois homens cortando o carro. Foram presos Marcos Willian Notaro dos Santos, de 24 anos, Dione Figueiredo Abreu Assis, de 37 e David de Campos, de 30.

Dentro do galpão a PM encontrou dezenas de placas de veículos que tinham sido roubados ou furtados. Também foram encontradas ferramentas usadas para picotar os carros. A polícia informou que não é possível calcular a quantidade de veículos que foram desmontados no local, mas que passam de centenas. O caso será investigado pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG).

Dados

Segundo a polícia, 60% dos veículos que são roubados ou furtados em Campinas acabam em galpões, onde são depenados. Em janeiro e fevereiro deste ano, 1.923 veículos foram roubados ou furtados na cidade. No mesmo período do ano passado foram 1.403, uma diferença de 520 veículos que desapareceram das ruas da cidade.

No ano passado, uma operação da Polícia Civil em conjunto com a Prefeitura e outros órgãos públicos, fechou 53 desmanches e lacrou outros 13 que estavam irregulares. No total, 2.396 peças como rodas, portas, tampas e motores foram apreendidas por estarem irregulares.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por