ANIMAIS

Polícia estoura matadouro clandestino em Campinas

Carne era vendida para moradores do bairro Vila União e comércios das redondezas

Tatiane Quadra
tatiane.silva@rac.com.br
15/03/2013 às 21:03.
Atualizado em 26/04/2022 às 00:22

Animais viviam em péssimas condições de higiene até o abate (Divulgação)

A Delegacia de Proteção aos Animais e Meio Ambiente de Campinas estourou um matadouro clandestino de animais em um sítio na Vila União, em Campinas, nesta sexta-feira (15). O local estava em condições precárias de higiene e a carne era vendida para moradores do bairro e comércios.

Mais de 100 animais em situação de maus-tratos foram recolhidos, entre cabras, porcos e ovelhas. O açougueiro J.R., 47 anos, responsável pelo local, foi preso em flagrante por crime ambiental, maus tratos e porte ilegal de arma.

O veterinário Diogo Siqueira, que participou da ação, conta que no local havia muito lixo, carcaças e vísceras em barris. "A maioria das cabras estava com infecções nas mamas e perderão as tetas" , conta. "Muitos porcos apresentavam sinais de mutilação causada por brigas. Animais sem orelha, olhos, vivendo no meio do lixo."

Os bichos foram levados para a Fazenda da Microcamp, em Espírito Santo do Pinhal, onde permanecerão até o fim da vida. Cães, filhotes e adultos, com sinais de desidratação, doenças e infestação de pulgas, foram levados para o centro clínico do veterinário, onde serão tratados.

Filme de terror

No sítio foram encontradas duas serras elétricas sem documentação, uma cartucheira e dragas para extrair areia de um córrego que passa pelo local, também para a venda do material, o que é ilegal. Não havia carne pronta para venda, mas o responsável confessou que fazia o abate.

"Parecia filme de terror. Encontramos materiais como gancho, balança e maçarico para queimar o pelo do animal morto" , diz a delegada Rosana Mortari. "O abate era feito completamente fora das normas de higiene e quem consumiu essa carne corre o risco de pegar doenças."

Denúncias

A Polícia Civil investigava o local havia uma semana. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone (19) 3254-2633.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por