SEGURANÇA

Polícia Civil terá concurso público regional

Iniciativa, em estudo pelo Estado, foi apresentada em reunião do Gabinete de Segurança

Luciana Félix
luciana.felix@rac.com.br
14/05/2013 às 05:01.
Atualizado em 25/04/2022 às 16:13

Reunião do gabinete da Segurança pública (Edu Fortes/AAN )

A primeira reunião de trabalho do Gabinete de Segurança da Região Metropolitana de Campinas (Gamesp) definiu nesta segunda-feira (13) um pacote de medidas que deverão ser feitas pelos municípios e Estado nos próximos meses para combater o crime na região.

Entre as ações estão a regionalização de concursos públicos para a Polícia Civil, a compactação de veículos apreendidos que lotam os pátios das cidades, a implantação de câmeras de vigilância nas escolas municipais e também a abertura dessas instituições de ensino aos finais de semana para promover atividades de lazer e esporte nas comunidades. Apesar do anúncio, as medidas ainda passam por estudo de viabilidade.

A formalização do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública da Região Metropolitana de Campinas aconteceu no dia 27 de fevereiro. Porém, as ações só começaram a ser traçadas nesta segunda-feira, quase 80 dias após o primeiro encontro.

A reunião foi comandada pelo secretário-adjunto de Estado da Segurança Pública, Antonio Carlos da Ponte. O prefeito Jonas Donizette (PSB) abriu a mesa de discussão e teve que sair para participar de outra reunião. O secretário municipal de Segurança, Luiz Augusto Baggio, representou o prefeito na discussão.

O aguardado anúncio da localização do prédio da 2ª Delegacia Seccional de Campinas, na região do Ouro Verde, não ocorreu. O Estado ainda procura um local para abrigar a delegacia.

Entre as medidas anunciadas, a que ocorrerá de imediato é o treinamento de quatro policiais militares, na próxima semana, pelo Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) em São Paulo. Eles farão a capacitação para dar agilidade ao atendimento, principalmente, nos casos de desativação de explosivos colocados em caixas eletrônicos — funcionando como um braço regional da corporação na região.

Além disso, serão realizados cursos de treinamentos da Guarda Municipal (GM) junto às polícias Civil e Militar, a fim de tornar as ações entre as corporações similares. Outra medida anunciada será a utilização do Registro Digital de Informações Criminais do Estado (Infocrim) por todas as GMs dos 19 municípios que compõe a Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Concurso

Apesar de não ter uma data determinada para ocorrer, a regionalização dos concursos — que ainda passa por fase de estudo — tem a intenção de tornar o processo mais pontual e localizado.

Com a regionalização, o policial não correrá o risco de ter que trabalhar em outra cidade depois de formado. E o processo ganharia mais agilidade para preencher melhor os gargalos de cada área do Estado, ou seja, vagas serão criadas de acordo com as necessidades das cidades.

A região de Campinas é uma das que mais sofre com a falta de efetivo da Polícia Civil. De acordo com dados do Sindicato dos Policiais Civis da Região de Campinas (Sinpol), o déficit é de ao menos 300 funcionários na corporação — os cargos que mais sofrem com a evasão são os de escrivão e investigador.

“O governo vai lançar um pacote de segurança para o Estado, um dos itens são novos concursos públicos e, dentro disso, uma das idéias é a regionalização desses concursos”, afirmou da Ponte.

O secretário disse também que a regionalização deve acontecer ainda neste ano. “Existem concursos públicos da Polícia Civil acontecendo, mas o Estado irá anunciar outros que podem ser regionais. Dos concursos que já começaram, 50% dos policiais ficarão na Capital depois de formados, e a outra metade será enviada ao Interior”, disse, sem informar o número total do contingente de novos policiais.

Ponte também afirmou que o Estado abrirá vagas para peritos criminais, que serão alocados no Instituto de Criminalística em Campinas. Ele não soube dizer a quantidade de profissionais, mas os cargos serão de médicos legistas, peritos criminais e auxiliares de necropsia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por