A Polícia Ambiental de Franca apreendeu 29 pássaros silvestres ameaçados de extinção durante a "Operação Bicho Solto", realizada durante toda a última semana e finalizada na sexta-feira (5). Dezesseis policiais das cidades de Franca, Orlândia e Ituverava participaram das ações que investigaram vinte e nove denúncias anônimas sobre animais mantidos em gaiolas ou cativeiros.
Além das aves, foram apreendidas também gaiolas e armadilhas utilizadas na captura dos animais e uma espingarda calibre 32 que pertencia à um dos proprietários das aves. Ao todo, foram lavradas nove multas, num total de R$ 31.500. As aves recolhidas passarão por exames veterinários e serão soltas em áreas de reserva e proteção ambiental na região.
Os infratores foram levados para a delegacia, mas acabaram liberados depois de indiciados por crime ambiental. “Nós acumulamos as denúncias durante um tempo para que a gente desencadeie essas operações com certa periodicidade”, disse o tenente Rodrigo Antônio, comandante interino da 3ª Companhia.
A Polícia Ambiental pede que as denúncias continuem sendo feitas pelo disque-denúncia 0800-555-190. “Por mais que nós temos efetivos nas ruas, não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Pedimos que as pessoas nos auxiliem”, finalizou o comandante.