EM 2013

Piracicaba tem primeiro caso de morcego com raiva

Animal foi recolhido em garagem de residência do bairro Cidade Jardim

Gazeta de Piracicaba
12/04/2013 às 09:39.
Atualizado em 25/04/2022 às 20:35
Morcego recolhido em um imóvel da Cidade Jardim estava infectado (Antonio Trivelin/Gazeta de Piracicaba)

Morcego recolhido em um imóvel da Cidade Jardim estava infectado (Antonio Trivelin/Gazeta de Piracicaba)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recebeu o resultado do primeiro caso positivo para morcego infectado com o vírus da raiva este ano em Piracicaba. O animal foi recolhido em um imóvel do bairro Cidade Jardim. É o primeiro registro de circulação do vírus da raiva em quirópteros no bairro.

De hábito insetívoro, o morcego pertence à família Molossidae e espécie Eumops glaucinus. O animal foi recolhido vivo, caído na garagem de um imóvel do bairro.

As ações de cobertura de foco na área delimitada num raio de 500 metros a partir de onde o animal foi encontrado terão início hoje. O trabalho será feito em parte do bairro Cidade Jardim e Jardim Europa.

Os moradores dessas áreas que possuírem animais (cães e gatos) e não estiverem em casa no momento da visita poderão trazer seus animais para receberem a vacina no Canil Municipal, de segundas-feiras aos sábados, no horário das 8 às 17 horas. O Canil Municipal fica na rua dos Mandis, s/nº e o telefone é o (19) 3427.2721.

Todos os animais deverão ser vacinados anualmente, porém os que residirem em áreas de ocorrência de raiva em morcegos, e ainda não foram vacinados neste ano, deverão receber a dose de reforço por conta do caso de raiva diagnosticado.

Animais

Para solicitar o recolhimento de morcegos, vivos ou mortos, é preciso entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses. Porém, caso o animal seja encontrado caído no imóvel, fora do horário de expediente, as orientações são:

- Não tocar no animal.

- Morcego vivo - orienta-se que o morador coloque um balde para cobrir o animal com um peso em cima e no outro dia útil acione o CCZ.

- Morcego morto - pode ser recolhido com auxilio de uma vassoura e uma pá e armazenado em local seguro até que o CCZ faça o recolhimento.

A Doença

A raiva (também conhecida impropriamente como Hidrofobia, é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano, é considerada uma zoonose

A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. (Fonte: Wikipédia)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por