MUTIRÃO

Piracicaba tem Dia D na vacinação contra a gripe

Postos de imunização estão instalados em diversos pontos da cidade para abranger mais gente

André Luís Cia
20/04/2013 às 05:02.
Atualizado em 25/04/2022 às 19:34
Vacinas serão aplicadas em diversos pontos da cidade, das 8h às 17h (Antonio Trivelin/AAN)

Vacinas serão aplicadas em diversos pontos da cidade, das 8h às 17h (Antonio Trivelin/AAN)

Neste sábado (20) acontece o Dia D de vacinação contra a gripe, na zona urbana de Piracicaba. Levantamento parcial da Secretaria Municipal de Saúde aponta que, até o último dia 17, 6.452 pessoas haviam sido imunizadas (9,73 %). A meta é que, até o final da campanha, dia 26, sejam vacinadas 66, 3 mil pessoas.

Serão disponibilizados 57 pontos de vacinação em todas as regiões de Piracicaba, incluindo unidades do PSF (Programa Saúde da Família), UBS (Unidades Básicas de Saúde), Crab (Centro de Referência em Atenção Básica), e locais como a praças (José Bonifácio, Takaki e Matriz da Vila Rezende), terminais de ônibus e supermercados, que irão funcionar das 8h às 17h.

A vacinação dos acamados e nas instituições será realizada nos dias 21 e 28 (domingos). A campanha de vacinação na Zona Rural está programada para o dia 27 de abril, com cinco postos fixos, 61 volantes e 12 equipes volantes.

Em todo Estado, a campanha será realizada hoje, a partir das 8 horas. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, serão mais de sete mil postos de vacinação, entre fixos e volantes, além de três mil veículos, 33 ônibus e quatro barcos disponíveis para a população se vacinar. Ao todo serão aproximadamente 42 mil profissionais da área da saúde, estaduais e municipais envolvidos na ação.

A novidade na campanha deste ano é a inclusão do grupo de mulheres puérperas (que deram à luz em até 45 dias) entre a população alvo, assim como a população privada de liberdade (presidiários). Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: influenza A H3N2 e B.

"É importante reforçar que, além de crianças, idosos, indígenas e profissionais de saúde, as gestantes e agora as mulheres que realizaram partos em até 45 dias não devem ficar de fora desta importante campanha. É importante esclarecer também que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose porque é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção", explicou Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Lançamento

A campanha foi lançada oficialmente na última sexta-feira, dia 12 de abril, pelo segundo ano consecutivo no Lar Betel, em Piracicaba, onde mais de 90 idosos da instituição foram imunizados contra a gripe, inclusive a moradora mais idosa do local, a aposentada Diva Sarnento, de 94 anos, que fez questão de tomar a vacina. "Acho importante que possamos nos proteger das doenças", disse.

Outro que tomou a dose foi o aposentado Jorge Luis Louvadini, de 61 anos. Ele disse que sempre participa das etapas de vacinação porque essa é a única forma de prevenção eficaz e segura. A campanha foi liberada nas unidades de saúde desde a última segunda-feira, dia 15 de abril.

Além de todas as unidades de saúde, a Secretaria disponibilizará para a população postos volantes na Clínica São Dimas, Terminal Central de Integração e Praça Takaki. Ela prossegue até o dia 26 de abril.

Em 2012, foram notificados 34 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), com nove casos positivos para a Influenza e um óbito na cidade.

A Secretaria estima que 82,8 mil pessoas recebam a vacina durante a campanha. A meta é que 66,3 mil sejam vacinadas, o que corresponde a 80% da população-alvo que inclui, além dos idosos com mais de 60 anos, crianças entre seis meses e dois anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas/imunossuprimidos e população do sistema prisional.

Prevenção

Alguns cuidados importantes auxiliam na prevenção da doença. Veja abaixo uma lista deles:

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.

- Lavar as mãos com freqüência com água e sabão.

- Não compartilhar copos, talheres e alimentos.

- Procurar não levar as mãos à boca ou aos olhos.

- Sempre que possível evitar aglomerações ou locais pouco arejados.

- Manter os ambientes, tanto da casa, quanto do trabalho, sempre limpos, arejados;

- Manter uma boa alimentação e hábitos saudáveis

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por