LIXO

Piracicaba inicia instalação de lixeiras nas ruas

Meta da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente é deixar 402 papeleiras para a população

Da redação
igpaulista@rac.com.br
28/03/2013 às 05:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 22:43

Funcionários da Prefeitura de Piracicaba fazem a instalação de papeleira (Del Rodrigues)

Há 16 anos trabalhando como varredeira, a piracicabana Jocelaine Rodrigues, de 42 anos, sonha com o dia em que as pessoas terão mais consciência sobre a importância de manter uma cidade limpa. Nesta quarta-feira (27), ela acompanhou uma das iniciativas implantadas pela Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) de Piracicaba para manter a cidade livre do lixo. Foram instaladas 40 novas papeleiras, de um total de 402 que serão colocadas em diversos pontos da cidade até agosto deste ano.

A meta é que a população descarte pequenos volumes nestes locais evitando assim o acúmulo de lixo nas calçadas e sarjetas. O primeiro lugar a receber a nova papeleira foi uma calçada em frente ao Mercado Municipal. Os locais de instalação foram decididos após levantamento realizado e supervisionado pelos técnicos da Sedema com base nas informações e necessidades apontadas pelas próprias varredeiras da empresa Piracicaba Ambiental.

Dentre os os locais apontados pelas varredeiras, estão as ruas de comércio e outros pontos de grande fluxo de pedestres, como pontos de ônibus. Os interessados em solicitar a instalação de novas papeleiras deverão fazer o pedido pelo SIP 156 e descrever o local pretendido.

De acordo com a varredeira Jocelaine, as pessoas jogam de tudo no lixo e não se preocupam em fazer reciclagem. Ela aponta que, em muitos casos, mesmo com as lixeiras a poucos metros ou em frente preferem jogar tudo no chão. “Infelizmente a população não respeita e acaba não utilizando as lixeiras”. Ela conta que em tantos anos de experiência, já viu de tudo, mas que as coisas que mais a incomodam são seringas com sangue utilizadas por usuários de drogas. “É um risco que corremos diariamente. Espero que as pessoas utilizem essas novas papeleiras”.

Segundo o gerente da empresa Ambiental Piracicaba, Felipe Galdino, que será responsável pela instalação das papeleiras, as papeleiras têm capacidade de cem litros e o objetivo é atender todos os bairros da cidade. “Inicialmente foram mapeadas as áreas que mais tinham necessidade, de acordo com as varredeiras, de receber este material”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por