Será a quarta vez que a cidade entra na maratona cultural; evento ocorrerá em maio
Um dos espetáculos teatrais apresentados em Piracicaba, durante a Virada de 2012 (Cedoc/RAC)
Pelo quarto ano consecutivo, Piracicaba está entre os municípios do Estado que recebem a Virada Cultural Paulista. Neste ano, a maratona cultural ocorre entre nos dias 25 e 26 de maio.
Serão dois dias de atrações musicais, dança, teatro, performances, cultura popular, oficinas e artes em geral. Apesar de confirmada no evento, a Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural) informou, por meio da assessoria de imprensa, que ainda não tem informações sobre as atrações e os locais da Virada – a programação deve ser divulgada em abril.
No ano passado, Piracicaba foi destaque entre as 27 cidades participantes. A Noiva da Colina contou com mais de 70 atrações gratuitas para a população e registrou o maior público do evento em todo o Estado: no total, 133,5 mil pessoas acompanharam a atividade. Em segundo lugar ficou São Carlos, com público de 115,7 mil pessoas, seguida de Araraquara, com 106,3 mil presentes.
A principal sede da Virada Cultural no município, o Engenho Central, contou com a apresentação de artistas como Simonal, Mart'nália, Daniel Gonzaga, Banda Glória, entre outros. Já o Teatro Municipal Dr. Losso Neto foi palco de atrações musicais de Marcelo Jeneci e Thiago Pethit, e também de espetáculos como o stand-up de Ruddy Landucci, além de intervenções e encenações teatrais infantis.
“O público, mais uma vez, reconheceu nosso esforço e prestigiou a Virada em 2012. Procuramos, a cada ano, melhorar o evento. E isso ficou nítido pela qualidade dos espetáculos, shows e intervenções que trouxemos para a maratona cultural no ano passado”, revela a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese.
Valorização
A Semac valoriza a cultura local. Prova disso é que desde 2011, um outro palco foi criado no Engenho Central com o objetivo de contemplar os artistas piracicabanos – o Palco 1 recebeu as atrações definidas pela Secretaria de Estado da Cultura. “Trata-se de uma experiência incrível, com artistas locais dividindo espaço com artistas consagrados. É algo que vem dando certo”, afirma Rosângela.
Inspirada na Virada Cultural da capital, a Virada Cultural Paulista teve sua primeira edição em 2007. O objetivo é oferecer 24 horas ininterruptas de eventos culturais dos mais variados tipos.
O evento teve como exemplo a Nuit Blanche, de Paris, que agita anualmente a capital francesa com atrações que seguem madrugada adentro.