Artista plástico Eduardo Borges de Araújo assumiu a direção da casa
Araújo foi presidente das comissões organizadoras dos Salões de Belas Artes (Rafael Bitencourt)
A Pinacoteca Municipal Miguel Dutra tem novo diretor. Trata-se do artista plástico Eduardo Borges de Araújo, que assumiu a direção da casa das artes no final de fevereiro, nomeado pelo prefeito Gabriel Ferrato e pela Secretária Municipal da Ação Cultural Rosângela Camolese.
Eduardo Borges de Araújo freqüentou aulas com Archimedes Dutra e Álvaro De Bautista. Possui 76 prêmios em salões, sendo 17 medalhas de ouro (15 pinturas, 2 esculturas), 14 medalhas de prata, 10 medalhas de bronze. Recebeu prêmios aquisitivos em Piracicaba, Ubatuba, Vinhedo, Itanhaém, São Paulo, Serra Negra e Amparo.
Presidente das comissões organizadoras dos Salões de Belas Artes em Piracicaba nos anos de 1997, 2011 e 2012, Araújo foi ainda presidente da Apap (Associação Piracicabana de Artistas Plásticos). Possui obras em acervos particulares em países como Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Nicarágua, Portugal, Áustria e Índia. Participou do projeto “Colorindo a Saudade”, por meio do qual 57 artistas compuseram 94 painéis no muro do Cemitério da Saudade.
“A Pinacoteca pode ser considerada um verdadeiro templo das artes em Piracicaba, além de representar o espírito das manifestações artísticas da cidade, já que trata-se de uma das primeiras casas de cultura que temos. Estou bastante orgulhoso e lisonjeado com a nomeação”, afirma Araújo.
De acordo com a secretária Rosângela Camolese, a nomeação de Araújo foi motivada por sua experiência e representatividade no universo artístico. “Trata-se de uma pessoa bastante preparada, que sempre defendeu as artes plásticas de uma forma geral e a Pinacoteca, além de ajudar a elevar o nome de Piracicaba no Brasil e também no exterior. Temos certeza que ele fará um brilhante trabalho a frente da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra”, afirmou a titular da Semac.
Espaço
Instituição pública do município, a Pinacoteca Municipal Miguel Dutra tem como finalidade desenvolver múltiplas atividades relacionadas às artes visuais, como exposições, workshops, oficinas e afins. Como uma de suas principais funções regimentais, a Pinacoteca abriga, mantém e conserva o Acervo Artístico Municipal, composto por cerca de 800 obras de grande valor.