ECONOMIA

Pets farão parte do censo do IBGE

Pesquisa ajudará a determinar com clareza número de cães e gatos domiciliados no Brasil

CONEXÃO PET
12/06/2013 às 15:48.
Atualizado em 25/04/2022 às 12:22

O Brasil é o segundo maior mercado para animais de estimação no mundo. Só fica atrás dos EUA. Apesar desse dado expressivo, o país carece de informações oficiais sobre o números de animais de estimação em território nacional.

Para preencher essa lacuna, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) incluirá os animais de estimação nas suas pesquisas.

Os dados farão parte da Pesquisa Nacional de Saúde (a PNS, encomendada pelo Ministério da Saúde). Atualmente, não há dados oficiais sobre quantos são os cães, gatos, pássaros, roedores, peixes e répteis domésticos no Brasil. A indústria tem apenas uma estimativa com base em informações sobre a venda de rações, por exemplo.

Levantamentos como o que o IBGE servirão, por exemplo, para que o governo defina políticas mais específicas para a saúde animal, como campanhas de combate à raiva.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), José Edson Galvão de França, e o coordenador de inteligência de mercado da associação, André Ferreira, aproveitaram a aproximação com o instituto para convidar a gerente da PNAD, Maria Lucia França Vieira, a integrar a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Animais de Estimação (CSPet), foro vinculado ao Ministério Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Maria Lucia fará uma apresentação sobre a pesquisa PNS na reunião da Câmara em setembro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por