A 11° edição da Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Linha Pet e Veterinária – a Pet South America – já tem data marcada. De 16 a 18 de outubro, a Expo Center Norte - em São Paulo - recebe o principal evento do setor Pet e Veterinário da América.
Segundo Kadygia Ferreira, assessora do evento, a feira serve como vitrine para os mercados pet e veterinário há 11 anos, é a principal plataforma de negócios do setor que reúne tendências, novidades e discussões proporcionando o espaço ideal para relacionamento, troca de experiências e geração de negócios. Nesta 11ª edição, são 200 marcas confirmadas.
Seu principal objetivo é atrair visitação qualificada e reunir os profissionais do setor, como, médicos veterinários, pet shops , distribuidores, fabricantes de ração e suprimentos, laboratórios, entre outros. O conceito da Pet South America é ser uma plataforma única em que profissionais encontrem no mesmo lugar novidades do mercado, tendências, discussões sobre o setor e compartilhamento de experiências. Dessa forma, além de servir como uma vitrine de estampas do segmento, o evento oferece a seus visitantes: acessórios, alimentos, equipamentos, serviços e palestras sobre cuidados e curiosidades do mundo animal. A feira também apresentará fóruns e seminários destinados a fabricantes e distribuidores e ainda um congresso de veterinária que garante uma agenda completa.
Segundo organizadores da feira, a Pet South America 2011 superou as expectativas em visitação, negócios e resultados positivos. Para a edição de 2012, espera-se superar a edição passada, consolidando posição de líder no segmento de feiras de negócios para o setor pet e veterinário na America Latina.
Mercado
Foto: Divulgação. Estima-se que a Pet South America eleve o crescimento do mercado pet em 12% se comparado à 2011 Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o mercado pet movimentou cerca de R$18,2 bilhões no ano passado. Para 2012, a expectativa de crescimento é 12% maior quando comparado com ano de 2011(Abinpet- Associação Brasileira de Indústria de Produtos para Animais de Estimação).
O Brasil é o segundo maior mercado consumidor de produtos e serviços PET, segundo dados do Sebrae. O Estado do Rio de Janeiro é vice no Brasil, segundo a GS&MD. Mundialmente, o setor fatura em torno de US$76 bilhões. Atualmente, são 98 milhões de bichos de estimação, o que dá ao país a quarta colocação no mundo em população de pets.
A indústria de alimentos para animais de companhia, que representa 69% do mercado pet, é um dos segmentos que mais cresce. Em 2011, o faturamento foi de R$ 10 bilhões com alimentos para cães, gatos, pássaros exóticos e peixes ornamentais. A expectativa é que o mercado pet cresça 12% em 2012, segundo o Sindirações (Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal).
No país, cerca da metade da população de cães e gatos desfrutam do alimento industrializado. De acordo com o Sindirações, para 2012, a indústria de alimentação animal projeta a produção de 2,3 milhões de toneladas de alimentos para cães e gatos, um aumento de mais de 6% em comparação a 2011. Um dos fatores que contribuem para este crescimento é a contínua ascensão das classes sociais com aumento da renda dos brasileiros.
Campinas também tem se destacado no mercado pet. Em média, o brasileiro gasta R$ 759,80, por ano com seus bichinhos. O consumo de ração é um dos principais produtos deste mercado, sendo São Paulo o principal mercado consumidor do país. No Brasil, estima-se que existam cerca de 40 mil lojas deste segmento. O lucro cresce em torno de 12% ao ano (Abinpet).
Pet South America
De 16 a 18 outubro
Local: Expo Center Norte , São Paulo
Telefone: (11) 3205 5023
Confira o site oficial: http://www.petsa.com.br