INÉDITO

Pesquisadores fotografam pela primeira vez filhote de tatu-canastra

Imagem foi feita no Pantanal sul-matogrossense; animal é tido como 'vulnerável' pela IUCN

20/02/2013 às 18:46.
Atualizado em 26/04/2022 às 03:53

Pesquisadores brasileiros registraram as primeiras imagens já feitas de um filhote de tatu-canastra (Priodontes maximus). As fotos inéditas do animal foram feitas na Fazenda Baía das Pedras, no município de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul.

Desde novembro de 2011, a equipe do Projeto Tatu-Canastra Pantanal monitora uma fêmea adulta da espécie com ajuda de radiotelemetria e armadilhas fotográficas. Em junho de 2012, a fêmea foi observada pela primeira vez compartilhando sua toca com um macho adulto. Eles permaneceram juntos por alguns dias, mas, depois, o macho desapareceu e nunca mais foi visto.

LEIA TAMBÉM:

Cachorro salva menina de ser sequestrada no MéxicoCasal que perdeu cão em voo doméstico desiste de adotar outro animalA primeira foto de corpo inteiro do filhote foi tirada cerca de quatro semanas após o nascimento dele, no ano passado, quando os dois animais mudavam de toca e o filhote seguiu a mãe por aproximadamente 200 metros.

O tatu-canastra pode chegar a 1,5 metro (da cabeça à cauda) e pesar cerca de 50 quilos. Ele tem hábitos noturnos e enormes garras, que podem chegar a medir 20 centímetros. A espécie está classificada como “vulnerável” pela Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em Inglês).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por