COMILANÇA

Pesquisa comprova que estudantes comem mal

Estudo feito no Vale do Paraíba e Litoral Norte entrevistou 19 mil alunos da rede de ensino

Jussi Ramos
20/02/2013 às 05:01.
Atualizado em 26/04/2022 às 04:06
Professores buscam forma de combater maus hábitos alimentares dos alunos (Divulgação)

Professores buscam forma de combater maus hábitos alimentares dos alunos (Divulgação)

Os estudantes da rede de ensino público de Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Taubaté estão com maus hábitos alimentares e passando muito tempo na frente do computador. Esse foi o resultado do Censo Nutricional, desenvolvido pela Casa da Criança de Taubaté e apresentado aos diretores e professores das escolas municipais como forma de alerta.

Em Caraguá, os 3.306 questionários respondidos demonstraram que 27,3%, entre estudantes do município e do estado, sofrem com a obesidade ou o sobrepeso. Em Ilhabela esse número é de 21,4%; em São Sebastião, 24%; em Ubatuba, 24,4%; e em Taubaté, 27,9%.

O estudo foi realizado entre 2011 e 2012 com 19.282 alunos, entre o 6º e o 9º ano do ensino fundamental, que responderam ao questionário com 76 perguntas sobre hábitos alimentares e prática de atividades físicas do aluno e da família.

A pesquisa mostra que crianças e adolescentes consomem grandes quantias de doce, refrigerante, bolacha recheada, hambúrguer, cachorro quente, salgadinhos em pacote, chocolate, salsicha e linguiça e poucas frutas, legumes e verduras. A maioria também troca as refeições (almoço e jantar) por lanches.

Outra constatação é que 36% dos alunos entrevistados em Caraguá passam 5 horas ou mais em frente ao computador, televisão ou videogame. Em Ilhabela, 32,1%; São Sebastião, 35,9%; em Ubatuba, 32,9%; e, em Taubaté, 38,3%.

O responsável pela aplicação dos questionários em Caraguá, Francisco Antônio Pinto, coordenador do apoio pedagógico aos professores municipais de Educação Física, disse que a proposta para 2013 é trabalhar, em sala de aula, a importância das frutas, legumes e verduras na alimentação, como também dos exercícios físicos. Além de ressaltar nas reuniões com os pais a prática da boa alimentação e de atividades físicas por toda a família. Esse trabalho deve iniciar no primeiro semestre e se estender até o final de 2014.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por