Varejão oferece peixes de água doce e de água salgada bem abaixo da tabela comum
Frutas e legumes dão lugar ao pescado no Varejão Central, em Piracicaba (Cedoc/RAC)
Com preços até 30% menores se comparado aos praticados no comércio varejista local, o Varejão Especial de Pescados começa nesta quarta-feira (27). A iniciativa é tradicional na cidade e, no ano passado, vendeu mais de seis toneladas de peixes.
A expectativa para este ano, segundo o diretor do Departamento de Abastecimento da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), Francisco Ernesto Guastalli, é superar a marca de 2012. "Os preços são determinados pela Secretaria que, antes, faz uma pesquisa no comércio local. Tanto os valores quanto a qualidade dos produtos comercializados são monitorados pela pasta, por meio do departamento", afirma.
"Além disso, o principal produto da Semana Santa não deve faltar, já que o abastecimento é feito pelo entreposto de Piracicaba, Bom Peixe, e pelo Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo)", complementa.
O Varejão ocorre até sábado (29). No período, será disponibilizada grande variedade de peixes de água doce, como tilápia, pintado, filhote, corvina, curimbatá, piapara, cascudo, pacu, tucunaré, e também de água salgada, como merluza, pescada branca, pescada amarela, cação, sardinha, filé de sardinha, bacalhau fresco, corvina do mar, tainha, entre outros.
Além da variedade do produto, também há peixe para todos os orçamentos familiares. Segundo Guastalli, é possível comprar um quilo do alimento com valor a partir de R$ 6. "Como há vários comerciantes em um mesmo local, ocorre a concorrência que beneficia os consumidores, por isso os preços mais em conta. Além disso, com a grande oferta de pescado no mercado atual, o preço caiu. Ele praticamente se igualou ao valor da carne vermelha."
Durante a feira, haverá distribuição dos folhetos com orientação sobre a embalagem dos pescados, escolha do estabelecimento para compra, fatores que devem ser observados no produto. De forma paralela ao Varejão Especial, a Sema coloca em funcionamento, na sexta-feira e no sábado, o varejão completo de frutas nacionais e importadas, frutas de época, verduras, legumes, cereais, banca de pastel, pães e doces. O horário é das 5h às 12h.
Serviço
O Varejão Especial de Pescado ocorre nas dependências do Varejão Central, na avenida Armando de Salles Oliveira, 1.260, esquina com o rua D. Pedro II, próximo ao TCI (Terminal Central de Integração).
Quarta-feira: das 14h às 19h
Quinta e sábado: das 6h às 12h