Samsung lança novas versões do Tablet e do Smartphone, e apostam em melhorias de olho na concorrência
Consumidora sul-coreana testa o novo S4, que passa as páginas conforme a leitura ou interrompe vídeos quando o usuário olha para o lado (Kim Jae-Hwan/France Press)
O Galaxy S4, novo smartphone da Samsung, começou a ser vendido em todo o mundo, para competir com o iPhone 5 e confirmar a vantagem do grupo sul-coreano sobre a Apple. Apresentado em março no Radio City Music Hall de Nova York, o Galaxy S4 chegou no fim de semana às lojas da Coreia do Sul e chegará no próximo fim de semana ao restante do mundo, a um preço ainda não informado.
Como o iPhone 5, o S4 não oferece nenhuma revolução tecnológica, mas melhorias que podem ser determinantes na acirrada concorrência entre os smartphones e tablets que também utilizam Android, o programa do rival Google. O predecessor, o S3, teve 41 milhões de exemplares vendidos desde seu lançamento há um ano.
O S4 possui tela de alta definição (5 polegadas, 12,7 centímetros), bateria e máquina fotográfica com melhores recursos, pode reconhecer movimentos oculares para passar as páginas conforme a leitura ou interromper vídeos quando o usuário olha para o outro lado.
“A Samsung entrou em um território desconhecido. As vendas do S4 nos dirão se é capaz de defender sua nova posição” de líder mundial de celulares e smartphones, afirma James Song, analista de KDB Daewoo Securities.
A Samsung vendeu 65 milhões de smartphones nos três primeiros meses de 2013, com uma participação de mercado de 30%, segundo a DRAMeXchange.
Por outro lado, a Apple anunciou na terça-feira a primeira queda de seus lucros líquidos em quase 10 anos. Segundo a DRAMeXchange, foram vendidos 37,5 milhões de exemplares do iPhone, com cota do mercado mundial de 15,3%.
A Samsung tirou o primeiro lugar da Apple em 2011 e consolidou seu avanço no ano passado, conquistando cerca de 30% do mercado, ante 19% para o grupo da maçã.
O S3 tinha superado temporariamente o iPhone 4S durante o verão como smartphone mais vendido e a Samsung ironizou abertamente seu rival em uma publicidade onde havia pessoas fazendo fila para comprar o iPhone 5, mas olhando com inveja para o Galaxy S3.
O grupo sul-coreano tem grandes ambições para o Galaxy S4. O banco CIMB espera que, pelo menos, 70 milhões de unidades sejam vendidas este ano. Segundo o Morgan Stanley, o aparelho será proposto a um número recorde de 400 operadoras em 210 países para uma utilização de redes de terceira ou quarta geração (3G ou 4G LTE)