GUTO SILVEIRA

Pela punição

22/06/2013 às 00:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 11:22

Ribeirão Preto já tem um Marcelo Zacharias Cury, acusado de duplo homicídio em uma choperia da cidade, além de uma tentativa. Na fuga, Marcelo Cury, filho de usineiro, capotou o carro e provocou a morte de um diretor da usina do pai. Até hoje vive solto por aí. Chegou a ser condenado a pagar algumas indenizações, mas só. Então, basta de um Marcelo Cury. Que o empresário Alexsandro Ishisato de Azevedo, que acelerou seu carro de luxo blindado sobre mais de uma dezena de pessoas, provocando a morte de um jovem de 18 anos, seja punido. Que se dê a ele todo o direito de defesa que assiste a cada cidadão. Mas que não se dê o direito de impunidade. A família do jovem morto, os amigos, parentes e, claro, toda a sociedade quer justiça para o ato tresloucado de um homem que não mediu consequências ao utilizar seu veículo como uma arma. Há que ser considerado perigoso. Uma pessoa dessas pelas ruas pode provocar outros atos com consequências desastrosas. No mínimo ele agiu como um desequilibrado. Em sua defesa deverá alegar que foi provocado. E pode ter sido mesmo. Mas jogar um veículo sobre várias pessoas pode até ter explicação, mas nenhuma justificativa plausível. É o tipo de pessoa que não pode estar no comando nem de uma bicicleta, porque pode sair atropelando gatos. Que a justiça seja feita e a punição venha com rigor. A cidade não pode assistir a mais uma cruel impunidade.

NOVO PROTESTO

O Movimento Passe Livre Ribeirão Preto (MPLRP) está convocando para um novo protesto pela melhoria do transporte coletivo e redução de tarifas para a próxima terça-feira (25), às 17h, na Esplanada do Theatro Pedro II. Uma assembleia deve ocorrer neste domingo (23) para definir as diretrizes da manifestação e onde ocorrerá o protesto. Nesta sexta-feira (21) o MPLRP informou que estão surgindo páginas fakes do movimento, mas que a única convocação é a de terça-feira.

ALVO

Durante concentração de manifestantes na tarde desta sexta-feira, para um protesto em homenagem ao jovem morto no atropelamento de quinta, um dos que discursaram sugeriu que os manifestantes sigam até a Câmara Municipal para realizar, lá, uma assembleia. Os vereadores que já escaparam de dois protestos podem não ficar livre do terceiro. É esperar para ver.

LUTO

A prefeita Dárcy Vera (psd), decretou luto oficial de três dias pela morte do jovem Marcos Delefrate, 18 anos, atropelado covardemente durante a manifestação de quinta-feira. “A tragédia trouxe indignação e tristeza para todos. Uma manifestação pacífica e organizada, que tinha tudo para marcar a história de nossa cidade e servir de exemplo para a democracia do País, deixou uma grande cicatriz em todos nós”, disse a prefeita.

ISENÇÃO DE ISS?

A Prefeitura de Ribeirão elabora estudos para possível redução de ISS das empresas de ônibus, para proporcionar redução de tarifas. O assunto é novo, mas já ganhou oposição. Para o ex-candidato a prefeito João Gandini (PT), a isenção vai levar à falta de recursos em outros locais, como saúde, educação, habitação, mobilidade etc. “Então, parece que a solução não é reduzir impostos e sim reduzir os cargos de confiança, que são muitos em todas as esferas de governo”, sugere o petista. O recado está dado.

ENGAJADO

O deputado estadual Welson Gasparini (PSDB) lançou, nesta sexta-feira (21), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, um movimento pela criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, prometendo não descansar enquanto esse objetivo não for alcançado. Aproveitou para, inclusive, apresentar como mote dessa campanha um ditado dos mais populares: “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”.

ESTUDO

A reivindicação de uma região metropolitana não é nova. Já no final de seu último mandato como prefeito de Ribeirão, Gasparini chegou a receber um documento do governo estadual informando que estudos a respeito do assunto estavam em andamento. Quem estava estudando já deve estar na pós-graduação e próximo da defesa de tese. Haja paciência.

NA CÂMARA

Por meio do vereador Maurílio Romano (PP) o assunto chegou à Câmara. Ele propôs e teve aprovada uma Comissão Especial de Estudos (CEE) para pressionar o governo estadual pela criação. No projeto do vereador já estão listadas as dez cidades que integrariam a Região Metropolitana. Mas ele não tem tido sucesso em ser atendido pelo governo estadual. Quem sabe agora, com um deputado tucano na briga, a criação possa ocorrer.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por