CAMPINAS

Peça 'O Cordeiro da Casa' estreia no Instituo Hilda Hilst

Monólogo é baseado em quatro contos e uma carta do escritor espanhol José Luís Mora Fuentes

Delma Medeiros
06/06/2013 às 05:01.
Atualizado em 25/04/2022 às 13:22

'O Cordeiro da Casa', monólogo baseado em quatro contos e uma carta de José Luís Mora Fuentes (1951-2009), escritor espanhol radicado no Brasil, amigo e parceiro de letras de Hilda Hilst, com a qual conviveu por cerca de 30 anos na Casa do Sol, é o espetáculo que marca a segunda temporada de atrações no teatro do Instituto Hilda Hilst (IHH), com sessões até domingo (9). Interpretado pela atriz Glauce Guima e com direção de Carla Tausz, o texto conta a história de um homem que tenta reter o tempo através de seus guardados, revivendo as histórias que as memórias lhe trazem e negando contato com o novo, em confronto recorrente com a morte.

Glauce já havia transposto para o palco o conto 'E Rebanhos, e Cardumes, e...', de Mora Fuentes e ampliou o trabalho. “O Daniel (Fuentes, filho de José Luís e presidente do IHH) me convidou para apresentar a peça, mas era curta, de 20 minutos. Então eu e Carla relemos outras coisas dele e escolhemos quatro contos dos livros O Cordeiro da Casa e Fábulas de um Rumo, criando um novo espetáculo”, explica Glauce. “A seleção dos contos se deu pela ligação que há entre eles, que não têm o mesmo personagem, mas um narrador que é o alter-ego do Zé (autor), permeando desde memórias de infância até o rito de passagem, quando o personagem se transforma. Escolhi os que mais me tocaram e que são mais cênicos.”

Carla cita que, além dos contos, a montagem traz a Carta para Olenska, enviada pelo escritor para Clarice Lispector. “Ao contrário da primeira atração do teatro, em palco fixo, nesta fazemos um percurso sensorial pela Casa do Sol, mostrando momentos da evolução do personagem até o rito de passagem, em que ele promete regresso e abençoa a vida”, diz a diretora.

O público é conduzido por cômodos e jardins da Casa do Sol, que abriga guardados e memórias da convivência de Mora Fuentes com Hilda Hilst. “A peça caminha por lados obscuros da casa, que nunca foram abertos ao público. É um passeio pelas entranhas da casa”, informa Daniel Fuentes. A trilha sonora foi composta especialmente para a peça e é executada ao vivo pela violinista Renata Caldana.

Serviço

Peça 'O Cordeiro da Casa'

Nesta quinta-feira (6) e domingo (9), às 20h; sexta e sábado, às 21h

No Instituto Hilda Hilst - Chácara Casa do Sol (Rua Mariazinha Leite Campanholi - Parque Xangrilá) - Campinas. Telefone: (19) 3257-1076

Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia). Com 25% de desconto no valor da inteira nas compras pelo site: www.hildahilst.com.br/loja

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por