MUNDO ANIMAL

Pata selvagem e ovos serão doados em Piracicaba

Ninho foi feito no sétimo andar de um prédio no centro da cidade, em janeiro

José Ricardo Ferreira
10/02/2013 às 13:49.
Atualizado em 26/04/2022 às 05:04
Pata colocou dez ovos na sacada de um apartamento (AntonioTrivelin/AAN)

Pata colocou dez ovos na sacada de um apartamento (AntonioTrivelin/AAN)

A pata selvagem e seus 10 ovos que estão sendo chocados por ela em um ninho, na sacada do sétimo andar de um edifício no centro de Piracicaba, na rua Governador Pedrode Toledo, devem ser doados nos próximos dias ao ornitólogo brasileiro Johan Dalgas Frisch. Os moradores do apartamento, os aposentados Vilson Ferreira, 80, e Dulce Christofoletti Ferreira, 82, temem que assim que os patinhos nasçam, caiam do sétimo andar. Os ovos devem ser 'picados' nos próximos dias.

A história da pata foi noticiada no dia 24 de janeiro pela Gazeta de Piracicaba e despertou curiosidade dos leitores. Desde então, a redação tem recebido telefonemas de pessoas curiosas com o destino dos animais.

A pata é da espécie Cairina moschata, muito comum na maior parte do Brasil e na América Latina. Ela escolheu o local inusitado para o ninho por volta da segunda semana de janeiro. Desde então os aposentados cuidam para preservar o animal e os ovos. Johan a levará para uma fazenda de sua propriedade onde há outros patos selvagens.

"Os ovos devem chocar por esses dias. O pesquisador (Johan) esteve aqui (no apartamento) e combinamos de doar a pata e os ovos", contou Vilson. O ornitólogo explicou que quando nascem, os patinhos procuram água para nadar e só começam a voar semanas mais tarde. Sendo assim, é inevitável que eles caminhem na sacada e caiam.

"Pensamos em colocar uma bacia com água, mas não vai ter jeito. A pata está toda cuidadosa e voa cada vez menos. Com essa chuva ela volta rápido para proteger os ovos", contou Vilson.

O aposentado lamenta a situação, mas entende que não dá para ficar com a mãe e os futuros patinhos. "Aqui não é o habitat deles", disse. Enquanto os patinhos não nascem, o casal e os filhos estão "paparicando" o bípede. O tratamento 'vip' inclui água, rações e milho para a futura mamãe. "Aqui na sacada não chove porque é coberta. A adoramos e queremos que ela e os futuros patinhos vivam felizes na natureza", disse Vilson. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por