No entanto, ave deve ficar na sacada do prédio até que os filhotes saiam dos ovos
Pata selvagem se prepara para voo diurno: em breve ela será mamãe (Antonio Trivelin )
O Zoológico Municipal de Piracicaba vai receber os filhotes e a pata selvagem que choca 10 ovos na sacada do sétimo andar de um prédio na Rua Governador Pedro de Toledo, no Centro da cidade.
A veterinária responsável pelo zoo, Marianna Curi, disse que é importante que os patinhos nasçam na sacada porque se os ovos forem resgatados sem ecludirem é provável que, em um novo ambiente, a mãe os abandone.
O Corpo de Bombeiros fará o resgate das aves assim que for acionado pelo 193. A pata está na sacada do apartamento do casal de aposentados Vilson Ferreira, 80 anos, e Dulce, 82, desde o início deste ano.
Os ovos devem ser picados nos próximos dias. A preocupação dos aposentados é quanto ao risco de os patinhos caírem da sacada. Marianna, porém, disse que, enquanto pequenos, eles não abandonam o ninho.
Sem encostar
O veterinário Roberto Stevenson, de Piracicaba, que é especialista em animais silvestres, alertou sobre a importância de não se tocar nos ovos da pata selvagem. “Quando se mexe num ninho há sempre o risco de um ovo cair e quebrar, sem contar que a pata pode abandonar o ninho”, falou.