Rodovias implantadas em regiões próximas aos habitats de animais silvestres têm provocado inúmeros casos de mortes de animais no mundo. Exemplo recente, foi o atropelamento de um jaguar, da família de felídeos, que aconteceu na Argentina. O animal é o representante mais feroz da linhada nas Américas e possui como habitat natural florestas quentes e úmidas, como é o caso do local na Argentina. Estima-se que o número de jaguares que residentes no país seja por volta de 250 animais.
Segundo a Agência de Notícias de Animais – ANDA, para evitar que esses animais percam a vida em acidentes como este, a ONG argentina Conservación, juntamente com o departamento de viabilidade, criou os “ecodutos”- pontes que se elevam sobre as vias permitindo um cruzamento seguro. A Argentina possui o único ecoduto da América Latina.
As espécies tentam atravessar a rodovia à procura de alimentos ou para acasalar. A implementação desta medida objetiva a travessia segura visando a preservação de especies em extinção ou não.