ECONOMIA

Passagem aérea e alimentação aumentam inflação em RP

Preços ficaram, em média, 0,52% mais caros na cidade em março; foi o terceiro aumento seguido no ano

Gazeta de Ribeirão
faleconosco@rac.com.br
19/04/2013 às 18:47.
Atualizado em 25/04/2022 às 19:35

Pelo terceiro mês seguido, Ribeirão Preto registrou inflação em março, segundo o IPC (índice de Preços ao Consumidor), medido pela Acirp-Fipe. O índice fechou em 0,52% - havia sido de 0,37% em fevereiro e 2,31% em janeiro.

Os “vilões” da vez foram as passagens aéreas e a alimentação externa, justamente os itens que foram incluídos somente agora no levantamento da Acirp. As passagens subiram 34,9% em relação a fevereiro, enquanto comer fora de casa ficou 2,5% mais caro.

As variações, no entanto, têm peso diferente no levantamento da Acirp, que considera a importância de cada item nas despesas do consumidor ribeirão-pretano.

Segundo Fred Guimarães, economista da Acirp, a alta das passagens aéreas pode ser explicada pelo alto número de promoções em fevereiro, mês em que a demanda no setor é menor. “Vale ressaltar que o levantamento para as passagens é complicado, porque os preços variam muito mesmo para o mesmo voo”, disse Fred.

No caso da alimentação externa, ele diz a alta pode ter relação com o aumento nos preços de alguns alimentos in natura – caso notório do tomate. “Os empresários acabam repassando para o consumidor”, afirmou.

Mas nem só de más notícias vive o consumidor de Ribeirão. Alguns itens, como o aluguel e a alcatra, tiveram quedas significativas em março (-0,5% e -6%, respectivamente).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por