A cidade está no catálogo da Fifa de centros de treinamentos e tenta atrair alguma seleção para o Mundial
A participação de Campinas na Copa do Mundo de 2014 foi tema do debate público realizado na manhã desta segunda-feira (29/04) no Câmara Municipal de Campinas. A discussão foi promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte, presidida pelo vereador Gustavo Petta (PCdoB). A cidade está no catálogo da Fifa de centros de treinamentos e tenta atrair alguma seleção para se tornar cidade base durante o Mundial. Campinas oferece dois pareamentos: The Palms e Estádio Moisés Lucarelli e Vitória Hotel e Estádio Brinco de Ouro (por critério da Fifa, a cidade precisa ofertar pareamento de hotel com campo para treinamento).
O encontro na Câmara reuniu os secretários de Esporte e Lazer, Oldemar Elias, de Desenvolvimento Econômico e Social, Samuel Rossilho, a diretora de Turismo, Alexandra Caprioli, o vice-presidente social do Guarani, Palmeron Mendes Filho, o presidente da Ponte, Márcio Della Volpe, e o diretor do Royal Palm Plaza, Antônio Dias.
Campinas lançou sua candidatura à cidade base em novembro de 2010 e foi incluída no catálogo da Fifa em janeiro deste ano, na 2ª edição do livro. Desde então, a cidade já foi visitada por representantes das seleções da Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, Noruega, Portugal, Holanda, Japão, Bélgica, França, Coreia do Sul, Suíça, Suécia, Grécia e Rússia. Até o momento, nenhuma delas confirmou sua estada em Campinas.
Até outubro, mais de 50% das 32 seleções que irão disputar o Mundial de 2014 terão a classificação confirmada e em 5 de dezembro acontece o sorteio de chaves. E pelo planejamento das delegações, os países, logo após a Copa das Confederações, já terão encerrado as vistorias para escolha da cidade base e até o final do ano.
O Aeroporto de Viracopos e a qualidade da infraestrutura hoteleira são os grandes atrativos campineiros. Contudo, a maioria das delegações busca Centros de Treinamentos com no mínimo dois campos. Na candidatura de Campinas, aparecem o Majestoso e Brinco de Ouro, ou seja, não há dois campos no mesmo local. Os CTs dos clubes surgem como opção de segundo campo.
E a secretaria de Esportes também colocou à disposição equipamentos públicos. “No caso de chuva, para um treino recreativo disponibilizamos os ginásios do Taquaral e do Rogê Ferreira. E para gramado ainda temos o São Bernardo e Cerecamp como campos auxiliares”, comentou Oldemar Elias.