Evento será para o consumidor final e reunirá agentes de viagem de todo o País
O Pavilhão das Culturas Brasileiras, do Parque Ibirapuera, em São Paulo, receberá entre 29 e 31 de maio a Mostra Viajar. O foco do evento é o consumidor final. Durante o evento, agentes de viagem associados da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (ABAV) estarão em contato direto com o consumidor, comercializando pacotes para diversos destinos.Os organizadores pretendem atiçar o desejo de consumo da classe C, que vem mostrando cada vez mais interesse pelo turismo. Para isso, a mostra pretende “promover uma nova visão sobre os atrativos de diversos pontos turísticos”, como explica Gisele Lima, presidente da Promo Inteligência Turística, tendo como foco a cultura brasileira através de atrações diferenciadas que levem o consumidor a desejar a experiência da viagem. Segundo dados do Ministério do Turismo, há uma demanda crescente para o turismo relacionado à classe C. O mercado turístico hoje está aquecido, mais pessoas estão interessadas em viajar, por isso, haverá a oferta de pacotes de viagem acessíveis a esse consumidor, que representa 60 milhões de pessoas. Outro foco é o viajante iniciante, propondo viagens por todo o Brasil e exterior colocando-o em contato com novas possibilidades. Parque IbirapueraO local escolhido para o evento, o Parque Ibirapuera, foi pensado por agregar um grande número de pessoas de diferentes estilos e de desejos de consumo. Ainda de acordo com dados do Ministério do Turismo, mais de 70% dos consumidores querem viajar dentro do País. Além do Ministério de Turismo, que terá espaço no Pavilhão das Culturas, representantes de diversas empresas turísticas do Exterior estarão presentes, como as do Arizona, Barbados, Dinamarca, México, Mônaco, Noruega, Peru, além de representantes de cidades e Estados brasileiros, como Brasília, Belém, Alagoas, Minas Gerais e Maranhão. Cada uma delas oferecerá experiências relacionadas aos seus destinos, apresentando situações e pontos turísticos que fogem do lugar comum, proporcionando uma experiência mais pessoal em relação à viagem. Como exemplo, Gisele Lima cita o México, cujo foco será sua cultura. A feira permitirá ao consumidor ter uma experiência individual antes de viajar, antecipando o que o espera para depois escolher o agente com o qual vai planejar sua viagem, pois acredita-se que quando o consumidor conhece de antemão o destino escolhido, pode aproveitar melhor seu passeio. Entre 30 a 50 agências confirmaram presença, e cada uma promoverá a sua experiência em espaços diferenciados, criando sua própria ambientação, possibilitando que o consumidor circule pelos locais de forma interativa, como ambientes temáticos montados que representarão o saguão de um aeroporto. Os organizadores esperam cerca de 20 mil visitantes/consumidores, além de uma grande rede de expositores que oferecerão produtos de qualidade. Outro diferencial da mostra será a presença de celebridades “que assinarão os diversos destinos, ajudando na disseminação do evento para criar um desejo de consumo no visitante”, afirma Gisele. DivulgadoresA Viajar conta com divulgadores como o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Caras, que lançará um guia de experiências, a Caras Viagem, para consumidores e assinantes, e também o SBT, que divulgará o evento através do Programa da Eliana. Para garantir a presença do público, a mostra conta com um setor de comunicação voltado para ações pré, durante e pós evento. Uma semana antes do evento serão divulgadas algumas experiências que os expositores pretendem propor durante o evento, mostrando o que há de atrativo para o consumidor que visitar a feira. Para entrar na feira o consumidor desembolsará valores diferenciados, de acordo com a categoria:Individual: R$ 15Duplo: R$ 25,00Quádruplo: R$ 40,00Crianças até 6 anos – entrada gratuitaEstudantes e Maiores de 60 anos - Meia entrada do ingresso individual