Homem reage a assalto, desarma assaltante e vira herói da família; dois criminosos foram presos
Para defender a filha de 18 anos, um homem de 54 anos reagiu a um assalto, desarmou e socou o bandido na manhã desta quarta-feira (19), no Parque Industrial, em Campinas. O ladrão, identificado como o autônomo Rafael Murilo de Oliveira, 22 anos, foi preso em flagrante após a mãe da jovem escapar e chamar a Polícia Militar (PM).
Ele estava na companhia de dois comparsas, o lavador de carros Lucas Celestino Cassange da Silva, 20 anos, que dava cobertura em um Gol, e outro que conseguiu escapar porque havia ido ao banco fazer saques.
O roubo ocorreu por volta das 9h. O pai da jovem foi atacado por Oliveira e o comparsa que fugiu no portão da casa da família quando voltava de uma farmácia. A dupla usava capuz e touca ninja. A vítima foi levada para o interior do imóvel onde estavam a mulher de 47 anos e o filho de 27 anos. A garota estava no quarto, acamada, e não foi vista pelos criminosos, que exigiam dinheiro e joias. Eles ajuntaram vários objetos de valor como notebook, celulares, joias e óculos de sol de marca famosa e colocaram em uma mochila e depois exigiram da mulher o cartão bancário com a senha.
O bandido que estava armado passou o revólver 38 para Oliveira e foi a pé ao banco na Avenida das Amoreiras fazer saques. A família era mantida refém na sala. "Eles se comunicavam por mensagens no celular. O bandido que foi ao banco viu que a senha estava errada e mandou recado, pedindo a senha correta", contou o sargento da Força Tática, Sérgio Luís Pavani Vantini.
A existência da garota em casa foi descoberta quando Oliveira fuçava um dos celulares das vítimas e viu a foto da jovem. Ele foi até o quarto com os pais e o irmão e após ver a moça decidiu separar os homens das mulheres. Quando levava o pai e o filho para trancá-los em um quarto, o homem avançou sobre ele e tomou o revólver. "Pensei no que ele poderia fazer à minha filha", resumiu. A mulher correu para os fundos da casa e ligou para a polícia, que chegou em poucos minutos.
Quando a PM chegou, Silva estava em um Gol, parado a alguns metros da casa das vítimas e foi pego de surpresa. Oliveira estava imobilizado pelo pai que o havia socado. O outro bandido, que já foi identificado, não foi localizado. O trio usou o carro da mãe de Oliveira para fazer o roubo. Silva tem passagem por agressão. Os objetos foram recuperados e entregues às vítimas.