Seja no meio corporativo ou como vendedor, é preciso ter cuidado com este ditado popular
Fonte: Coaching de Comunicação / Jornalista Aurea Regina de Sá com edição da repórter Bianca Pissardo
'Para bom entendedor, meia palavra basta' pode ser uma crença equivocada. Para entender claramente o que esse ditado popular significa, a jornalista especializada em Media Training, Aurea Regina de Sá, que também é Coach de Comunicação, dividiu a frase para analisar se esta premissa realmente faz sentido.
1. Para bom entendedor.
- o que é ser bom entendedor?
- que nível de conhecimento o meu interlocutor deve ter para que eu o julgue um bom entendedor?
- que nível de rapidez eu espero desse tal bom entendedor?
2. Meia palavra basta.
- por que só meia palavra?
- essa meia palavra é em português ou em um idioma desconhecido pelo interlocutor?
- por que tenho pressa de ser compreendido tão rapidamente?
Segundo Aurea, o ditado popular chega a ser arrogante, porque exige do interlocutor que ele tenha desenvolvidas todas as habilidades que o outro julga ter.
Exercitar a empatia (se colocar no lugar do outro) pode facilitar as coisas, seja no ambiente corporativo ou mesmo quando se é um vendedor e precisa que o outro entenda claramente o que você diz para poder, assim, comprar o que quer que seja.
Praticar a tolerância também pode contribuir. Mas voltando ao 'outro lado do balcão', é possível imaginar que se algo for explicado com clareza, a comunicação vai fluir melhor.
Por isso, a comunicação é tão delicada e precisa ser aprimorada para que o outro nos compreenda e compre nossa ideia. Para facilitar a comunicação, veja algumas dicas.
- Avalie seu interlocutor, sinta a forma de absorção dele sobre o que você disse. Se ele fizer 'cara de ué', vale a pena investir numa explicação mais detalhada para esclarecer o que você quer dizer.
- Cuide do vocabulário dessa explicação. Os jargões que você usa na sua área de trabalho podem ser totalmente desconhecidos para a pessoa com quem conversa.
- Ilustre o seu discurso com o uso de comparações, exemplos, referências a situações ou pessoas.
- Se o outro disser que não entendeu, não adianta repetir a mesma coisa gritando. Se ele pediu para você repetir, na certa sua explicação estava truncada. Faça o exercício de reconstruir isso para tirar proveito da relação com o outro.
Tudo isso é prática e o resultado não acontece da noite pro dia. Mas a melhor saída é estar aberto para se conhecer, se perceber e perceber o outro para que ambos tenha sucesso nessa comunicação.
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