Prefeitura de Ribeirão Preto afirma que tempo de espera é normal
Pacientes esperavam mais de três horas para serem atendidos na UBDS da Vila Virgínia nesta terça-feira (5). A pensionista Alice Terezinha Garcia de Lima, 67 anos, chegou na unidade por volta das 11h30 e até as 15 horas ainda não havia sido chamada. “Agora ainda consegui arrumar um lugar para sentar, porque durante horas isso aqui estava tão cheio que tivemos que esperar em pé mesmo", disse.
Ela reclamava de dores no joelho esquerdo e relatou sentir dificuldades para caminhar. “Sinto como se tivesse um prego no meu joelho. Você vem aqui procurar ajuda e até agora só fizeram a minha ficha e mediram minha pressão”, disse Alice, que já sofreu para ser atendida em outras oportunidades na mesma unidade. “Eu faço o possível para evitar vir aqui, porque toda vez acontece esse desrespeito. A saúde em Ribeirão é péssima e não tem previsão de melhorar.”
Houve ainda quem desistisse de esperar. A garçonete Marileide Pereira de Souza, 26 anos, estava com dores de estômago e cabeça, mas preferiu ir embora para casa e se automedicar. “Tem mais de 50 pessoas na minha frente e a grande maioria está aqui desde a manhã. Vou para a casa e torcer para que as dores passem”, afirmou.
A assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal informou, em nota oficial, que a média de espera por atendimento nas UBDS em dias normais é de três horas. O comunicado ainda descartou a possibilidade de médicos terem faltado nesta terça-feira (5), alegando que a unidade da Vila Virgínia estava com a escala completa de profissionais, sendo sete médicos no período da manhã (quatro clínicos e três pediatras) e seis no período da tarde (três clínicos e três pediatras).