Há três anos, quando a décima geração do Honda Civic chegou às ruas, muita gente - inclusive eu - torceu o nariz para o visual extravagante da novidade. O fato é que o público aprovou a ousadia e o sedã japonês se manteve entre os modelos mais vendidos do País. Recentemente, o Civic ganhou um tapinha no visual e ainda incluiu novos equipamentos de conforto e tecnologia em todas as versões. O resultado é que o sedã segue atraente e bem acertado mecanicamente, como pudemos comprovar ao dirigir a versão Touring, a mais cara da linha. Nessa reestilização de meia-vida, as alterações no Civic mais visíveis estão localizadas na região inferior dos para-choques, tanto dianteiro quanto traseiro, com elementos mais horizontalizados e detalhes cromados, e nas rodas de liga-leve de 17 polegadas com acabamento grafite. Internamente, o Civic Touring ganhou sistema de som com 452 watts de potência e dez alto-falantes, sendo um deles central e outro subwoofer. Também recebeu dispositivo de recarga de celulares por indução no console central e regulagem elétrica da lombar no banco do motorista. Essa versão vem equipada ainda com teto solar e faróis full led. Para reforçar a esportividade, os bancos do Civic Touring mantém os ocupantes dianteiros mais próximos ao chão. Quem vai atrás fica em posição um pouco mais elevada e ainda tem a mordomia de uma saída dupla de ar-condicionado. Um detalhe incômodo, no entanto é o túnel central, que acaba limitando o espaço para os ocupantes do banco traseiro. O amplo porta-malas acomoda 517 litros de bagagem. O acabamento do sedã utiliza materiais macios ao toque e além disso o encaixe das peças recebeu atenção especial para reforçar o aspecto superior do carro. O painel de instrumentos digital tem boa leitura e exibe informações úteis, além da velocidade e da rotação do motor. É possível acompanhar também a pressão do turbo, o que está sendo exibido na central multimídia e os dados de consumo de combustível. Motor turbo encurta respostas do acelerador Acelerar o Civic Touring é uma diversão à parte. O motor 1.5 turbo a gasolina gera 173 cv de potência a 5.500 rpm. Como o pico de torque (de 22,3 kgfm) é atingido em apenas 1.700 rpm, o tempo de resposta ao acelerador é infinitamente menor do que um motor comum aspirado. Com isso, até o câmbio automático CVT - reage mais, aumentando o prazer ao dirigir. O consumo de combustível é outro ponto positivo: em trechos de asfalto, a velocidade média de 100 km/h, o computador de bordo registrou 12,8 km/l. Vale lembrar que o Civic Touring só pode ser abastecido com gasolina. A versão Touring também agrada pela dirigibilidade, que transmite confiança ao motorista na hora de fazer curvas. Além dos controles de estabilidade e tração, o sistema AHA (sigla em inglês para assistente de dirigibilidade ágil) atua freando autonomamente as rodas do lado de dentro para melhorar a dinâmica nas curvas. No tocante à segurança, o Civic Touring vem equipado ainda com airbags frontais, laterais e de cortina, incluindo um airbag frontal com uma costura em espiral para um melhor desempenho no momento do disparo; tecnologia Smart Vent para os airbags do passageiro e motorista e airbag para passageiro que reduz o risco de ferimentos, caso o ocupante esteja fora da posição. Com tantos atrativos, o Civic Touring, no entanto, pega pesado no bolso: custa R$ 134.900.