SAÚDE

Otite causa dor, coceira e incomoda animais

Cães de orelhas grandes, como Cocker Spaniel e Beagle, são os mais acometidos, porque orelhas penduradas não facilitam a ventilação

Raquel Valli
27/06/2016 às 21:42.
Atualizado em 22/04/2022 às 23:45
A cocker Nina, que sofre de otite crônica, e recebe os cuidados necessários para minimizar o problema  (Arquivo pessoal )

A cocker Nina, que sofre de otite crônica, e recebe os cuidados necessários para minimizar o problema (Arquivo pessoal )

Além do incômodo da dor e da coceira, a otite pode comprometer seriamente a saúde do animal, se não tratada adequadamente. “Cães de orelhas grandes, como Cocker Spaniel e Beagle, são os mais acometidos. “As orelhas penduradas não facilitam a ventilação dos condutores auditivos, promovendo um ambiente quente e úmido ideal à proliferação fungicida e bacteriana”, ensina a médica-veterinária Paula Medina, da Clínica Manias. Esse é o caso, por exemplo, da dog Nina, que tem 6 anos de idade. “Todas as vezes em que ela vai tomar banho é preciso muito cuidado. É preciso proteger a orelha com algodão embebecido em óleo Johnson pra não entrar água. E toda a semana é preciso pingar um remédio pra fazer uma profilaxia e manter a orelha sempre limpa, pra evitar infecção, porque o caso dela já é crônico”, lembra o tutor Eduardo Cesar Lencioni. Quando está com a orelha inflamada, Nina “fica balançando a cabeça, e chamando a atenção da gente (pedindo ajuda). O ouvido fica purulento, cheio de secreção, e ai é preciso limpar, pingar o remédio e tratar com antibiótico”, acrescenta Eduardo. Nesta segunda-feira (27), um remédio para tratar os casos complicados de otites em cães foi lançado em Campinas. Trata-se do Posatex, “indicado para infecções intensas e recorrentes causadas pelo gênero de fungos Malassezia”, afirma o médico-veterinário Andrei Nascimento, gerente técnico da unidade Pet da MSD Saúde Animal. Assim como em humanos, medicamentos só devem ser dados aos animais sob orientação médica específica. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por