JOGO RÁPIDO

Os games e o futebol

Coluna publicada na edição de 22/9/16 do Correio Popular

Carlo Carcani Filho
22/09/2016 às 06:00.
Atualizado em 22/04/2022 às 22:23

O final de setembro é marcado pelo lançamento dos games de futebol mais populares do mercado, PES 17 e Fifa 17. Se você acha que joguinhos são coisa de criança, então está na hora de rever conceitos sobre o futebol profissional. Os games — mais divertidos e populares a cada ano — estão ligados ao futuro do esporte. Richard Scudamore, chefe executivo da Premier League, surpreendeu muita gente ao revelar o que considera a maior ameaça à popularidade da liga mais rica e badalada do futebol mundial: “Videogames de qualquer tipo (...), os jovens que passam tempo com seus aparelhos fazendo todo tipo de coisas para se divertir, geralmente através das redes sociais". Scudamore disse à BBC que o futebol precisa compreender o mundo em que vivem seus jovens fãs, para que seja capaz de mantê-los como fãs no futuro. Scudamore não fala da boca pra fora. Em julho, o clube contratou Kieran "Kez" Brown, jovem jogador profissional de Fifa para defendê-lo em competições que são transmitidas ao vivo no YouTube, inclusive no canal do clube inglês. O objetivo é se manter à vista de crianças e jovens que dentro de pouco tempo vão formar um mercado consumidor bem diferente do que tínhamos há poucos anos. Essa visão não afeta apenas ligas e times. A Nike apresentou no início da semana a Mercurial Superlfly, chuteira que será lançada em comemoração à chegada do Fifa 17, dia 27. “Queríamos criar algo memorável, capaz de reunir os mundos físico e virtual”, conta Nathan Van Hook, diretor da Nike. A chuteira, claro, estará no game. No Brasil, o futebol ainda engatinha nessa área. A produtora do Fifa sofre para negociar o direito de imagens do atleta. Na Europa, basta negociar com uma empresa para ter o direito de usar todos jogadores no game. No Brasil, não existe uma associação responsável por isso. Entre os clubes, todos da Série A e alguns da B, rebaixados recentemente, aparecem em um ou nos dois games. A grande novidade é a presença do Red Bull Brasil no PES 17. Mesmo sem estar em nenhuma divisão do Brasileiro (vai disputar a Série D no ano que vem), o clube campineiro não apenas negociou sua presença no jogo, como já prepara várias ações de marketing para explorar a parceria. “O Toro Loko está crescendo dentro e fora de campo e é hora de obter nosso lugar no mundo do futebol virtual”, disse o presidente do Red Bull, Rodolfo Kussarev. O Red Bull é um clube muito novo, seus objetivos são extremamente ousados e, em ações como essa, mostra que está preparado para brigar por eles no futuro. Games não apenas divertem fãs de todas as idades. Cada vez mais, eles também fazem parte do jogo.

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