Todos que sonham com o sucesso profissional cedo ou tarde vão se deparar com uma realidade que pode assustar muita gente: a de liderar uma equipe. Assumir o cargo de chefe é um desafio e nem sempre quem recebe o comando de grupo ou um departamento está preparado ou tem os recursos necessários para isso.
O despreparo pode levar aos erros. Mas não são só os jovens chefes que tropeçam. Profissionais mais experientes e com mais tempo de carreira também perdem a mão com frequência. Por isso, listamos os erros mais cometidos pelos líderes e que podem prejudicar toda uma equipe.
1- Personagem:
Não é preciso incorporar nenhum papel (o do chefe bonzinho, o carrasco, etc.), porque o que vale mesmo é tentar ser o mais justo possível;
2- Subordinados:
Enxergar cada membro do grupo apenas como um subordinado, que está ali para me atender, é outro erro grave. Todos os outros estão ali para somar;
3- Estilo:
Cada pessoa é única e enxergá-las apenas como peças de uma engrenagem sem notar as especificidades de cada um não é a melhor maneira de obter o máximo da equipe;
4- Incongruente:
Dizer que valoriza o comprometimento e usar apenas a afinidade pessoal na hora de promover algum funcionário é um exemplo do deslize comum a muitos líderes: a incongruência;
5- Tempo:
Todo profissional gosta de ser orientado e reconhecido no trabalho, mas poucos chefes encontram tempo para se dedicarem ao desenvolvimento da equipe;
6- Rótulos:
Competente, incompetente, preguiçoso, lento. Rótulos limitam os membros da equipe, mas ainda muitos chefes recorrem neste erro;
LEIA TAMBÉM