GRÁTIS

Orquestra Sinfônica de Yale se apresenta na Unimep

Sob a regência do maestro Toshiyuki Shimada, orquestra da universidade faz turnê pelo Brasil

Da redação
25/05/2013 às 05:04.
Atualizado em 25/04/2022 às 14:51
Orquestra Sinfônica de Yale realiza sua primeira turnê ao Brasil (Harold Shapiro)

Orquestra Sinfônica de Yale realiza sua primeira turnê ao Brasil (Harold Shapiro)

Uma das melhores orquestras universitárias dos Estados Unidos da atualidade, a Sinfônica de Yale vem pela primeira vez ao Brasil para uma série de concertos. O primeiro deles será realizado neste sábado (25), às 20h, no Teatro Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Sob regência do maestro Toshiyuki Shimada, a orquestra apresenta programa com obras de Rossini, Beethoven e Mussorgsky/Ravel. O concerto tem patrocínio da Elring Klinger do Brasil, empresa de produtos para o mercado automobilístico com fábrica em Piracicaba. A entrada é franca.

A Orquestra Sinfônica de Yale foi fundada em 1965 por um grupo de estudantes da Universidade de Yale, interessados em dedicar-se a apresentações do repertório orquestral.

Hoje, passados quase cinquenta anos, a Sinfônica de Yale destaca-se como uma das melhores orquestras universitárias nos Estados Unidos. Teve o privilégio de realizar estreias nacionais e mundiais de várias obras, incluindo a "Missa" de Leonard Bernstein e "Three Places in New England" de Charles Ives, bem como a première americana de "Khamma" de Claude Debussy. Já que apresentaram com a orquestra solistas consagrados como o violoncelista Yo-Yo Ma, a mezzo-soprano Frederica von Stade e o pianista Emmanuel Ax.

Vários alunos da Universidade de Yale que passaram pela orquestra tornaram-se músicos profissionais, muitos deles alcançando projeção internacional. Entre eles, destaque para a maestrina Marin Alsop. Desde 2007 diretora musical da Sinfônica de Baltimore, em 2012 ela tornou-se também regente titular da Osesp-Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

A Orquestra Sinfônica de Yale realiza todos os anos várias apresentações na magnífica sala de concertos da universidade, a Woolsey Hall, inaugurada em 1901. Faz também regularmente turnês pelos Estados Unidos e pelo Exterior. Já se apresentou em França, Portugal, Coreia do Sul, Europa Central, Itália e Turquia.

Neste ano, a Orquestra Sinfônica de Yale realiza sua primeira turnê ao Brasil, para uma série de seis concertos a serem realizados em Piracicaba, São Paulo, Jundiaí, Campinas, Rio de Janeiro e Duque de Caxias.

No programa em Piracicaba, três importantes obras do repertório sinfônico: a "Abertura de Guilherme Tell", de Rossini, a "Sinfonia nº 5" de Beethoven e a versão orquestral de "Quadros de uma Exposição" – suíte para piano composta em 1874 por Mussorgsky, cinquenta anos depois a obra recebeu notável orquestração escrita por Maurice Ravel, e deve-se a ele a grande popularidade que a obra alcançou desde então.

Currículo

O grupo vem se apresentar em palcos brasileiros sob direção do maestro Toshiyuki Shimada, professor de regência da Escola de Música da Universidade de Yale. Nascido em 1974 em Osaka, Japão, Shimada radicou-se nos Estados Unidos quando tinha 15 anos. Estudou com mestres da regência como Leonard Bernstein, Herbert von Karajan e Michael Tilson Thomas.

Desde 2005 diretor artístico e regente titular da Sinfônica de Yale, Shimada acumula cargos em diversas outras orquestras, entre elas a Sinfônica de Portland e austríaca Vienna Modern Masters. O maestro atua também com frequência como regente convidado, frente a orquestras como a Sinfônica de Houston, a Orquestra de Câmara de Praga e Orquestra Nacional Real Escocesa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por