EDITORIAL

Uma parceria verde por Campinas

Do Correio Popular
30/11/2023 às 10:49.
Atualizado em 30/11/2023 às 10:49
Prefeitura e CPFL Paulista assinarão um convênio para que a empresa possa remover, com autorização da Administração, árvores condenadas e abaixo da fiação elétrica (Kamá Ribeiro)

Prefeitura e CPFL Paulista assinarão um convênio para que a empresa possa remover, com autorização da Administração, árvores condenadas e abaixo da fiação elétrica (Kamá Ribeiro)

A Prefeitura de Campinas lançou ontem um pacote de medidas voltadas para a agilização da poda de árvores. Este conjunto de iniciativas representa um compromisso sério da Administração em moldar um futuro mais verde, seguro e sustentável para a cidade. Dentre as ações mais importantes desse pacote, destaca-se o convênio estabelecido com a CPFL Paulista. A parceria permite a retirada de árvores condenadas sob fios elétricos, uma medida crucial para prevenir acidentes e garantir a segurança energética. Este acordo demonstra a sinergia entre setores públicos e privados, além de prever compensações para a cidade. A CPFL compromete-se a doar 25 novas plantas nativas ao Município para cada árvore removida.

Com um olhar fixo para o futuro, a Prefeitura já identificou 350 árvores em condições críticas, cuja remoção será realizada nos próximos seis meses. Essa ação imediata cobrirá uma das maiores lacunas administrativas da cidade, ou seja, a enorme demanda de pedidos de corte e poda de árvores em situação crítica, contribuindo, dessa forma, para aumentar a segurança dos cidadãos. Além disso, a expansão das equipes de poda é uma estratégia que não apenas aumenta a eficiência, mas também cria oportunidades de emprego. O anúncio de quadruplicar o número de equipes, passando de 70 funcionários para 274 em 29 equipes, reflete um investimento sério na melhoria da infraestrutura verde da cidade. 

O pacote não se limita apenas à remoção e poda, mas abraça uma abordagem holística com a introdução da tomografia fitossanitária. Essa tecnologia avançada oferecerá uma análise aprofundada da saúde das árvores, permitindo diagnósticos precisos e intervenções direcionadas. É uma demonstração clara do compromisso da Administração em adotar inovações para melhorar a gestão do arborizado urbano. Em paralelo, as novas medidas para garantir compensações ambientais e plantios de novas espécies reforçam o compromisso de Campinas com a sustentabilidade a longo prazo.

O prefeito Dário Saadi ressaltou que este pacote visa ampliar a segurança da população. Sua visão de uma cidade em constante avanço encontra eco nessas medidas, que fortalecem o vínculo entre a comunidade e seu ambiente. Dário enfatizou que o presente pacote busca não apenas ampliar a segurança da população, mas também materializar sua visão de uma cidade em constante avanço. Essas medidas, ao fortalecerem o vínculo entre a comunidade e seu ambiente, conduzem Campinas rumo a um futuro mais verde e sustentável.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por