O presidente estadual do PSDB, Marco Vinholi, veio a Campinas discutir a estrutura eleitoral do partido na cidade e na RMC (Divulgação)
O encontro do último domingo entre o deputado federal Carlos Sampaio e o presidente estadual do PSDB, Marco Vinholi, em Campinas, teve mais que o caráter de mera visita pessoal para um café com bolo. Além de discutirem a estrutura eleitoral do partido na cidade e na RMC, foram definidas as candidaturas para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal. Vinholi e Sampaio acertaram os passos para que Campinas ganhe o perfil de principal polo do interior na campanha de Rodrigo Garcia aos Bandeirantes.
SERGIO MORO SEM-TETO
Ficou nebulosa a situação eleitoral do ex-ministro da Justiça Sergio Moro, depois da decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo de não dar a ele o provimento de endereço eleitoral paulista. Moro tem pretensões de concorrer a uma cadeira no Senado, e viu no União Brasil essa possibilidade. Agora, ante a medida do TRE, busca nova casa. Ao que parece, ela será no Paraná, onde tem adversários de peso, como Álvaro Dias, que concorre ao Senado pelo Podemos.
FRASE
"Não podemos deixar a panela de pressão explodir.”
Arthur Lira, presidente da Câmara Federal, sobre ICMS de combustíveis
SI, PERO NO MUCHO
Indagado em forma de cobrança no programa Roda Viva, na segunda-feira, se o PT manterá a promessa de apoiar Guilherme Boulos (PSOL) para prefeito de São Paulo, nas eleições de 2024, Fernando Haddad - candidato do PT ao governo paulista - disse um “sim” meio amarelado.
SI, PERO NO MUCHO 2
O acordo para o apoio a Boulos foi fechado no âmbito da Federação Partidária que engloba o PT, o PSOL e o PCdoB. Uma forma de compensação por sua desistência de concorrer ao Palácio dos Bandeirantes nestas eleições.
SI, PERO NO MUCHO 3
Haddad foi lacônico em sua resposta e preferiu ocupar o tempo defendendo o fortalecimento da Federação Partidária já aprovada como “um grande partido de esquerda”.
FOGO NA GASOLINA
Temerosos de que a redução do ICMS - o imposto estadual sobre os combustíveis - esvazie os cofres e comprometa políticas públicas, governadores de vários estados aportaram nesta quarta-feira, em massa, em Brasília, para pressionar o Congresso a ter cautelas na votação da proposta de Jair Bolsonaro.
FOGO NA GASOLINA 2
Os governadores mantiveram reuniões com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, para tentar um denominador comum com pouco prejuízo.
FOGO NA GASOLINA 3
Lira assumiu papel conciliador e disse aos governadores que não há objetivo de prejudicar os estados, nem causar confronto com o presidente Jair Bolsonaro. “Estamos buscando saídas com lastro na responsabilidade fiscal”, disse Lira.
SUBIU UM PONTO
Em nova pesquisa da Genial/Quaest, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém tendência de 46% da preferência dos votos. Jair Bolsonaro (PL) sobe para 30%, enquanto Ciro Gomes (PDT) surge com 7%.
***************
Na pesquisa anterior, em maio, Bolsonaro mantinha 29%.
SOM DE CRISTAL
A vereadora Débora Palermo é autora de indicação na Câmara Municipal de Campinas para que a Prefeitura adquira um aparelho decibelímetro de ruídos para ser utilizado na fiscalização de poluição sonora pela Guarda Municipal.
- De Bolsonaro, sobre sua determinação de não conceder aumento salarial ao funcionalismo: “Lamento”.