editorial / do correio popular

Um presente à altura dos 248 anos da cidade

Do Correio Popular
13/07/2022 às 20:55.
Atualizado em 14/07/2022 às 08:30
Acordo histórico com o governo federal terá o potencial de destravar a revitalização da região central de Campinas (Ricardo Lima)

Acordo histórico com o governo federal terá o potencial de destravar a revitalização da região central de Campinas (Ricardo Lima)

Na véspera do aniversário de Campinas - que completa nesta quinta-feira 248 anos de fundação -, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) esteve em Brasília, onde foi recebido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para finalizar um acordo histórico com o governo federal. Vinte anos após a última grande intervenção no complexo ferroviário, que culminou com a transferência da Estação Ferroviária (hoje denominada Estação Cultura) ao município, na gestão do prefeito Antonio da Costa Santos (PT), o acordo assinado por Dário e Bolsonaro terá o potencial de destravar a revitalização da região central - uma das bandeiras do nosso jornal, que tem dedicado várias reportagens sobre o tema.

Estamos falando da cessão de uma área de 200 mil metros quadrados do pátio da extinta Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa), onde serão desenvolvidas parcerias para a implantação de empreendimentos imobiliários e comerciais. Localizada na Vila Industrial, a área é circundada pelas ruas Francisco Teodoro e Doutor Sales de Oliveira, onde se localizam diversas edificações históricas e tombadas, as quais, no passado, abrigavam oficinas de trens das companhias Paulista e Mogiana de estradas de ferro, e, posteriormente, da Fepasa.

Alvo de meticulosas observações, algumas pertinentes, outras eivadas de um tom disruptivo, a verdade é que o alcaide campineiro vem conduzindo essa negociação com os cuidados técnicos e jurídicos que a questão exige, dado que o patrimônio histórico dessa imensa área pertenceu a entes públicos e privados diversos, gerando passivos e ativos complexos e demandam procedimentos especiais para o seu correto, justo e perfeito desmembramento e transmissão cartorária de propriedade. Sem esse cuidado na negociação do acordo de transferência do Pátio Ferroviário da União ao município - o que, por óbvio, demanda um tempo considerável - corre-se o risco de se incorrer em uma situação de insegurança jurídica, afastando possíveis investidores privados interessados em participar dessa grandiosa empreitada de resgate da memória histórica dos tempos áureos da economia cafeeira e revitalização Centro.
Com a posse definitiva dessa extensa área, a expectativa da Prefeitura, agora, é a de acelerar as etapas necessárias à implantação de espaços culturais, turísticos, de eventos, gastronomia, áreas de inovação tecnológica, instituições de ensino e pesquisa, sem falar, é claro, da recepção de novos modais de transporte coletivo - um presente à altura da cerimônia de comemoração dos 248 anos da cidade. Parabéns, Campinas!
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por