O Tribunal Superior Eleitoral já tem um pacote de ações e medidas disponibilizado em seu portal, regulamentando aquilo que os ministros chamam de “um dos maiores pleitos democráticos do mundo” (Divulgação)
A cem dias das eleições que vão renovar o comando do país, os governos de estados e as cadeiras legislativas, já há da parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pacote de ações e medidas disponibilizado em seu portal, visando à regulamentação daquilo que os ministros chamam de “um dos maiores pleitos democráticos do mundo”. Questões como participação da sociedade, segurança, transparência e auditabilidade, são itens relevantes. Mas. a carga maior está no enfrentamento da desinformação.
TSE E DESINFORMAÇÃO 2
O TSE promete levar a sério e como uma missão a ação de combate às fake news. O Tribunal está de olho na disseminação de conteúdo falso ou descontextualizado com a intenção de mentir e tumultuar o processo eleitoral. A Página “Fato ou Boato”, da Justiça Eleitoral, já disponibilizada em seu Portal, divulga e divulgará as checagens de conteúdos eleitorais conflituosos, com conteúdos falsos, com a meta de coibir e de punir as postagens que caracterizem fake news e manipulações.
FRASE
"O importante é mostrar que o TSE define como e quando será feita a fiscalização eleitoral”
Edson Fachin, presidente do TSE
A VEZ DO CENTRO
Após firmar termo de cooperação com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) visando ao estabelecimento de ações conjuntas com foco nos direitos humanos - com a alocação de área para o projeto “Unicamp no Centro” -, o prefeito Dário Saadi intensificará as ações que visam à requalificação da área central da cidade.
A VEZ DO CENTRO 2
O mês de julho será dedicado ao fechamento e preparação dos projetos que Dário Saadi traz desde a formulação de seu programa de governo, com a proposta de iniciar o segundo semestre com obras e operações.
A VEZ DO CENTRO 3
Na mira da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, em conjunto com outras áreas da Prefeitura, está a avenida Campos Sales, que deverá merecer o mesmo tratamento dado na gestão Jonas Donizette à avenida Francisco Glicério.
A VEZ DO CENTRO 4
A gestão mais pesada e um tanto dificultosa para Dário será conseguir das esferas federais a liberação de área junto ao Pátio Ferroviário, para a construção de um parque linear e um projeto imobiliário, junto à avenida Sales de Oliveira. Os canais de negociação já foram abertos.
DESCONCERTANTE
Houve um momento de estranhamento entre o vereador paulistano Eduardo Suplicy e o ex-ministro e liderança do PT Aloízio Mercadante, durante o lançamento do plano de governo de Lula, na semana.
DESCONCERTANTE 2
Suplicy protestou, interrompendo o evento, por não ter sido convidado e por não ver inclusa no plano de governo sua proposta de Renda Mínima.
DESCONCERTANTE 3
Ao término, Suplicy subiu ao palco e tentou dar um abraço em Mercadante, mas ouviu dele a resposta: “Não precisa”.
SOBRE O MURO
Um dia após ter dado sinais de aproximações com candidatos do PT e do Republicanos ao Palácio dosBandeirantes, Gilberto Kassab, líder nacional do PSD, mergulhou em silêncio profundo. O partido ainda avalia a situação eleitoral em São Paulo, e aguarda meados de julho para uma definição.
LAR DOCE LAR
Diferente da decisão sobre o domicílio eleitoral de Sergio Moro, o Tribunal Regional Eleitoral de SP rejeitou ação contra a mudança de domicílio de Tarcísio Gomes de Freitas.
ECONOMISTA
Morreu na noite de quinta-feira o economista e ex-ministro da Fazenda Ernane Galvêas, que pontificou no governo João Batista Figueiredo. Foi presidente do Banco Central nos governos Costa e Silva e Médici.