Rodrigo Garcia (PSDB), um dos postulamtes a candidato ao governo do Estado de São Paulo (Governo do Estado de São Paulo)
A música do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, sob o título “Trenzinho Caipira”, na qual o músico captura a transição do rural para o urbano, do tradicional para o moderno, parece reger em parte, ao meio ou em grande parte as propostas dos candidatos ao governo do Estado de São Paulo. A revitalização da ferrovia é a máxima que pulula aqui e ali nos planos e nas bocas de postulantes como Tarcísio Gomes d Freitas (Republicanos), Rodrigo Garcia (PSDB) e Márcio França (PSB).
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Em graus variados, as falas dos candidatos, na verdade, seguem visão e realidade que vem contaminando os segmentos empresariais do Estado de São Paulo, ávidos pela consecução de meio de transporte eficiente e mais baratato, em termos de custos de implantação e de manutenção e, também, de operacionalidade. Vários encontros de empresários e investidores já ocorreram este ano, na capital, em busca de reerguer em bons e modernos padrões aquilo que foi a ferrovia paulista.
FRASE
"A iniciativa privada poderá utilizar a malha ferroviária para cargas e passageiros”.
Vinícius Camarinha, deputado estadual do PSDB
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O candidato ao Palácio dos Bandeirantes que mais bate na tecla ou nos trilhos da requalificação e retorno das ferrovias tem sido o ex-ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro, o engenheiro Tarcísio Gomes de Freitas.
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Em recente visita e entrevista exclusiva do Correio Popular, Tarcísio elencou a ferrovia como prioridade máxima de eventual governo seu em São Paulo. Tal a relevância de que se reveste o modal de transporte na atualidade, quase promovendo uma ponte entre o passado e o presente.
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A realidade do trem é tão evidente que a Assembleia Legislativa paulista vem agilizando processos e realizando audiências públicas em torno de legislação em trâmite, o Projeto de Lei 148/22, do Executivo Estadual.
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O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Vinícius Camarinha (PSDB), afirmou durante audiência pública que a proposta permitirá que a malha ferroviária paulista, atualmente ociosa, seja reutilizada pela iniciativa privada.
FINANÇAS E DIRETRIZES
A Câmara Municipal vota nesta segunda-feira o projeto do prefeito Dário Saadi que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o próximo ano. A matéria determina o planejamento financeiro da cidade e tem por finalidade orientar a elaboração do orçamento e propor metas e prioridades da administração municipal para 2023.
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Também será analisado pela Câmara outro projeto do Poder Executivo que institui o Programa de Cadastramento Espontâneo de Glebas. A medida incentiva o proprietário a empreender na área com benefícios, como a isenção de IPTU e da taxa de coleta de lixo, retroativas e durante a vigência do programa, que é de dois anos.
CADEIA FEMININA
O deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania) recebeu ofício da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado, descartando a transformação da Penitenciária Feminina de Campinas em masculina. Zimbaldi havia pedido a manutenção do status ao governador RodrIgo Garcia.
POLÍCIA PENAL
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo deu aval, na semana passada, à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que cria a Polícia Penal no Estado.
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Com a criação da categoria, policiais militares, que atualmente escoltam presos, voltam a exercer suas funções, levando mais segurança às ruas das cidades paulistas. A promulgação da proposta será feita na próxima quinta.