XEQUE-MATE ESPORTE

Todas as divisões

Regina Lopes Zorzetto
08/03/2023 às 10:38.
Atualizado em 08/03/2023 às 10:39
Seleção brasileira (Thais Magalhães/CBF)

Seleção brasileira (Thais Magalhães/CBF)

Em busca de valorizar o futebol feminino, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, afirmou que até 2027 todas as divisões do futebol masculino deverão obrigatoriamente ter equipes femininas. De acordo com a CBF, o ranking do futebol feminino 2023 aponta 101 equipes. No futebol masculino há o dobro. Em 2022, o futebol feminino teve o recorde de público em jogos entre clubes quebrado duas vezes consecutivas. Atualmente, apenas os clubes da primeira divisão são obrigados a ter um time feminino.

Meia entrada

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) levou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 168/2023, que assegura às mulheres o direito ao pagamento de meia-entrada em jogos de futebol em todo território nacional. Em caso de aprovação, o benefício será concedido em até 50% da carga total dos ingressos. Para a parlamentar, o PL visa a "inclusão plena" das mulheres no universo futebolístico. O tema também levanta o debate sobre a pacificação das arenas.

FRASE

"Vamos fazer esse movimento para tentar trazer a Copa do Mundo Feminina para o Brasil em 2027"

Ana Moser, ministra do Esporte

Marca importante

Caíque França alcançou os 50 jogos com a camisa da Ponte Preta, ontem, diante do Brasil de Pelotas. O goleiro da Macaca tem sido peça importante na equipe desde abril do ano passado, quando estreou contra o Grêmio e se firmou como titular na vaga de Ygor Vinhas. Ele goza de prestígio com Hélio dos Anjos e com o preparador de goleiros Lauro.

Momento de cuidado

O foco da Ponte Preta volta para a Série A2. A Macaca entra em campo no próximo sábado, às 15h, no encerramento da primeira fase da competição contra o Noroeste. Matheus Jesus recebeu o terceiro amarelo e está fora, mas a lista de pendurados é grande: Felipe Amaral, Luiz Felipe, Jean Carlos, Gui Pira, Dudu e Eliel. Todo cuidado é pouco neste momento.

Planejamento

A diretoria executiva da Ponte Preta ainda trabalha para solucionar o transfer ban sofrido por dívidas com Eduardo Baptista e Nathan. A Macaca ainda segue impossibilitada de realizar contratações, mas confia que vai conseguir renegociar os débitos e regularizar sua situação na CBF para fortalecer o grupo, pensando na Série B e mata-mata da Série A2.

Avaliação

O departamento de futebol do Guarani avalia o mercado visando à disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. O superintendente Rodrigo Pastana tem levantado nomes acessíveis a realidade do clube, pensando no fortalecimento do elenco, mas sabedor que o grupo que formará a base para a próxima competição será muito parecido com aquele que disputou o Paulistão.

Lateral-direita

O Guarani prioriza a lateral-direita após um revezamento entre Alvariño, Lucas Marques e Diogo Mateus. O argentino teve bom desempenho contra o Palmeiras, marcou bem Dudu, mas apresentou inconsistência no sistema ofensivo. Com contrato até junho, Alvariño também não sabe se permanecerá no clube. Já Lucas Marques foi reintegrado, mas pode ser negociado, enquanto Diogo Mateus sofre com o histórico de lesões. 

Bom público

A partida entre Guarani e Palmeiras no último domingo registrou o melhor público e a melhor renda do clube em 2023. Pela primeira vez desde novembro, a equipe ultrapassou os 10 mil presentes. 12,5 mil torcedores acompanharam o empate sem gols para uma renda de R$ 230 mil. A diretoria tem buscado soluções para tornar o plano de sócios mais atraente e alavancar a média na Série B, o que seria muito importante para o Guarani.

Taça Independência

A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu os confrontos da Taça Independência. A competição começa com o duelo entre Guarani e Portuguesa, nesta sexta-feira, às 20h (de Brasília), em Campinas.

Candidatura

A Ministra do Esporte, Ana Moser, declarou que o Brasil tem a intenção de sediar Copa do Mundo feminina em 2027. Em entrevista à TV Brasil, a ex-atleta confirmou que o governo brasileiro irá apresentar a candidatura para a Fifa. Segundo a ministra, a proposta está em construção entre governo e organizações do esporte, como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A sede do Mundial é definida pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). O país já sediou as Copas do Mundo de 1950 e 2014 no futebol masculino.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por