editorial

Tecnologia nos cruzamentos de Campinas

Do Correio Popular
28/04/2022 às 20:11.
Atualizado em 29/04/2022 às 08:12
Prefeito de Campinas anuncia metas para a implantação de 70 semáforos inteligentes em cruzamentos da cidade (Divulgação)

Prefeito de Campinas anuncia metas para a implantação de 70 semáforos inteligentes em cruzamentos da cidade (Divulgação)

Desde que o prefeito de Campinas, Dário Saadi, decidiu promover mudanças importantes e assertivas na política urbana de gerenciamento de trânsito da cidade, o cidadão campineiro começou a colher os primeiros resultados positivos nessa área. Livre do caráter acentuadamente punitivo, que orientou as últimas gestões de multas, uma nova conduta sustentada na inovação tecnológica promete alçar os mecanismos de gestão do tráfego nas principais artérias viárias da cidade a patamares mais avançados. Por esse prisma, o alcaide campineiro anunciou nesta quinta-feira as metas para a implantação de 70 semáforos inteligentes em cruzamentos de grande congestionamento, principalmente nos horários de trânsito mais intenso.

Esses equipamentos são dotados de uma tecnologia capaz de aferir automaticamente o fluxo vindo de todas as direções e adequar o tempo de duração do sinal verde conforme a quantidade de veículos em trânsito no local em determinado momento. Dessa forma, os motoristas estarão livres de passar pelo inconveniente de uma longa espera pela abertura do sinal em cruzamentos sem movimento. Assim, espera-se uma redução do intervalo de espera nos semáforos, melhorando a fluidez do trânsito e proporcionando maior segurança aos motoristas e passageiros contra assaltos. A meta da Prefeitura é instalar esses semáforos inteligentes em cerca de 10% dos 700 conjuntos semafóricos existentes hoje na cidade, no intervalo de tempo de seis meses a um ano. Duas movimentadas esquinas já possuem essa tecnologia e, nos próximos dias, outros três cruzamentos também serão contemplados.

Com uma das maiores frotas de veículos do Brasil comparada à sua população - quase 700 mil automóveis, 20 mil caminhões, 65 mil caminhonetes, 38 mil camionetas, três mil micro-ônibus, cinco mil ônibus e 120 mil motocicletas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020 - torna-se indispensável a busca de alternativas inteligentes para melhorar o fluxo de trânsito em Campinas, reduzindo os congestionamentos com segurança. Com poucas vias expressas e uma região central repleta de ruas estreitas, os congestionamentos são crescentes e mais intensos. Diante desse quadro, soluções como os semáforos inteligentes devem contribuir muito para amenizar essa situação, mas não podem, obviamente, resolver os problemas do trânsito na cidade isoladamente. É preciso continuar investindo nos modais alternativos como o transporte de massa e ampliação da malha cicloviária. Esse é o caminho.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por