XEQUE-MATE

Tarcísio aprovado

19/05/2023 às 09:29.
Atualizado em 19/05/2023 às 09:29
Tarcísio de Freitas (Republicanos) (Governo do Estado de São Paulo)

Tarcísio de Freitas (Republicanos) (Governo do Estado de São Paulo)

A gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) à frente do Estado de São Paulo é aprovada por 65,4% dos eleitores campineiros, revela pesquisa de opinião estimulada, realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas por encomenda da Band Campinas. Outros 29,2% disseram desaprovar a atual administração estadual, enquanto 5,4% dos entrevistados não souberam responder ou não opinaram. Em relação ao governo federal, as opiniões refletem, em boa medida, a polarização que marcou a disputa eleitoral entre Luiz Inácio Lula d Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Na sondagem estimulada, 48,1% dos consultados disseram estar satisfeitos com o governo Lula 3, ao passo que 47,4% demonstraram desaprovação. Outros 4,6% não souberam avaliar ou não opinaram.

Metodologia

A pesquisa ouviu de 720 eleitores, estratificados por gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O levantamento foi feito por meio de entrevistas pessoais com moradores a partir de 16 anos, entre os dias 11 e 14 de maio. A pesquisa foi registrada no Conselho Regional de Estatística. O grau de confiança da sondagem, segundo o Instituto Paraná Pesquisas, é de 95%, com margem de erro estimada em 3,7 pontos percentuais para os resultados gerais.

FRASE

"Não há nenhuma tensão na defesa do presidente com relação ao silêncio do Cid"

Fabio Wajngarten, assessor de Jair Bolsonaro

Bolsa Esporte

A Câmara Municipal de Campinas aprovou em análise inicial e por unanimidade, na sessão de quarta-feira, Projeto de Lei de autoria do Executivo que cria o Programa Bolsa Esporte Municipal (BEM). A matéria estabelece verba anual de 120 mil Unidades Fiscais de Campinas (Ufics), correspondentes a R$ 537,6 mil, para bolsas destinadas a atletas, paratletas, técnicos e guias paradesportivos.

Nem um pio 

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), manteve-se calado durante o seu depoimento à Polícia Federal, ocorrido ontem. Cid permaneceu somente 30 minutos na sede da PF em Brasília. O militar é investigado no inquérito que apura possível fraude na carteira de vacinação de Bolsonaro. 

Risco identificado 

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) suspendeu a compra de 20 mil câmeras de vídeo com reconhecimento facial, que seriam adquiridas pela Prefeitura da Capital paulista, sob a preocupação de prática racista. No entendimento do TJ-SP, o uso da tecnologia carece de "estudos prévios e ampla regulamentação", diante de riscos "concretos de reprodução do racismo estrutural". 

Exemplo do mercado

O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão lançar, quem diria, a carteira virtual INSS+, que concederá benefícios aos usuários. A tecnologia contará com uma espécie de clube de vantagens, com participação do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que dará descontos em cinemas, shows, academias, lojas e viagens, entre outros locais, a aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS. 

CPIs

Com a recente instalação de três comissões parlamentares de inquérito (CPIs) na Câmara dos Deputados - do MST, da fraude em resultados do futebol e das Americanas -, uma dúvida surgiu entre os que acompanham os trabalhos da Casa. Os parlamentares coseguirão conciliar essas investigações com o restante de suas atividades e ainda assim ter um bom desempenho? Quem viver, verá.

Collor

O plenário do Supremo Tribunal Federal formou maioria para condenar Fernando Collor (PTB-AL) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Até o momento, seis ministros votaram pela condenação e apenas um pela absolvição do ex-presidente na ação penal derivada da Operação Lava Jato. A pena ainda será fixada pelos ministros ao final do julgamento, que será retomado na semana que vem

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por