XEQUE-MATE ECONOMIA / POR ESTÉFANO BARIONI

Taiwan

Estéfano Barioni
12/08/2022 às 10:33.
Atualizado em 12/08/2022 às 10:33
Tensão entre China e Taiwan (Daniel Ceng Shou-Yi/ ZUMA Press/dpa)

Tensão entre China e Taiwan (Daniel Ceng Shou-Yi/ ZUMA Press/dpa)

No início desse mês, a tensão entre China e Taiwan entrou no radar da geopolítica mundial, causando alguns reflexos até nos mercados financeiros. O clima de tensão ganhou força após a presidente da câmara dos deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, ter realizado uma visita a Taiwan, declarando apoio ao autogoverno da ilha. A visita foi considerada como uma afronta pelo governo chinês. 

História

A ilha de Taiwan já foi de domínio holandês, durante um curto período colonial no século XVII, posteriormente passando a ser administrada pela China, entre o final do século XVII até o final do século XIX, durante a dinastia Qing (a última dinastia chinesa). Em 1985, o Japão venceu a primeira guerra sino-japonesa e tomou o controle de Taiwan. 

FRASE

"Basicamente, todos os componentes de computador de todo o mundo vêm da mesma cadeia de produção."

Thomas Friedman, jornalista norte-americano

História 2

O controle japonês sobre Taiwan durou até o final da segunda guerra mundial, quando o Japão foi derrotado. Em 1945, a ilha de Taiwan voltou a pertencer à China, com o consentimento dos países aliados, como Estados Unidos e Reino Unido. Na ocasião, a China já havia se tornado uma república, após a queda de sua última dinastia, passando a se chamar República da China. 

Revolução Chinesa

Em 1948 teve início a revolução chinesa e a guerra civil que acabou levando o partido comunista ao poder. O partido comunista, financiado pelos soviéticos, derrotou as forças governistas que tinham suporte dos Estados Unidos e Reino Unido. Em 1949, as forças governistas abandonaram o continente e se refugiaram na ilha de Taiwan.

Exílio

Os antigos governantes chineses, liderados por Chiang Kai-shek, fizeram de Taiwan a República da China no exílio. Como nunca foi negociado um acordo de paz entre a China continental (chamada agora de República Popular da China) e Taiwan (República da China), a guerra civil chinesa nunca foi formalmente encerrada, e a situação da ilha é indefinida. 

Reconhecimento

Até 1970, a maioria dos países ocidentais reconhecia o governo de Taiwan como o legítimo governo chinês e era Taiwan que representava a China nos conselhos da ONU. No entanto, com o passar do tempo, ficou evidente que um governo em exílio não poderia mais representar uma população continental de mais de 800 milhões de pessoas (na época). 

Autonomia

A ONU reconheceu Pequim como sede legítima do governo chinês e atualmente apenas 13 países reconhecem oficialmente Taiwan como um país independente. Apesar disso, a ilha possui um alto grau de autonomia. Taiwan possui sua própria constituição, sua própria moeda (o novo dólar taiwanês), líderes eleitos democraticamente através de eleições abertas, e forças armadas que contam com um contingente de aproximadamente 300 mil soldados. 

Crise

O modelo de "um país, dois sistemas" parecia estar funcionando bem por muitos anos e tanto a China continental como Taiwan cresceram muito economicamente. Existe ampla troca comercial entre os países e Taiwan tem quase US$ 200 bilhões em investimento na China. No entanto, a tensão entre os países recomeçou a crescer especialmente após a recente pressão chinesa sobre Hong Kong, suprimindo liberdades e tentando tornar a cidade "menos ocidental".

Chips

A questão entre China e Taiwan importa porque Taiwan é o principal centro produtor de microchips no mundo. No último trimestre de 2021, Taiwan abasteceu nada menos do que 65% do mercado mundial de microchips. Um mercado que já sofreu grandes abalos com a pandemia, causando interrupções nas cadeias produtivas e até o fechamento de fábricas de celulares e de automóveis. 

Retaliações

Eventuais retaliações comerciais entre China e Taiwan provocariam uma série de distúrbios no mercado de microchips, que vão desde a elevação dos preços como a falta do produto, causando efeitos em cascata sobre toda a indústria. É claro que, do ponto de vista econômico, tanto China como Taiwan perderiam em uma situação dessas. Mas nem tudo é regido apenas pela economia. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por