EDITORIAL

Sinal positivo de retomada do crescimento?

Do Correio Popular
01/09/2022 às 10:48.
Atualizado em 01/09/2022 às 10:48

Carteira de trabalho digital. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Embora seja cedo para se fazer uma análise mais ampla sobre os efeitos oriundos das medidas de estímulo à economia tomadas pela Prefeitura de Campinas, não restam dúvidas de que elas começam a produzir os seus primeiros e bons resultados. Pelo segundo mês consecutivo, a cidade lidera uma região que responde por 10,3% do total de empregos criados no mês de julho no Estado de São Paulo. Esse dado é muito representativo aos propósitos lançados em 2021 pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos), quando ele se antecipou ao próprio fim da fase mais aguda da pandemia -- que ainda vigora em todo o planeta - para lançar um ousado e amplo plano de ativação econômica, social e administrativa. Dessa forma, ele busca impulsionar os negócios, irradiando para toda a vizinhança uma onda positiva de crescimento econômico.

Os dados mais recentes constantes no relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), elaborado pelo Ministério do Trabalho, mostram que esse ciclo virtuoso encontra-se em pleno curso. Seguindo as orientações mais conservadoras, são boas as chances de haver um avanço sustentado da produção e comercialização de produtos e abertura de novos postos de trabalho para dar conta dessa demanda. Outra excelente notícia se refere à reação do setor industrial, que demonstra estar em franca recuperação após a tormenta da covid-19, aliviando o sofrimento causado pela onda avassaladora de demissões ocorrida em 2020 tanto em Campinas quanto no país. As fábricas registraram, no mês passado, o melhor desempenho na geração de vagas nos últimos 17 meses, colaborando para que o segmento retome o protagonismo nessa retomada dos negócios. No entanto, a liderança de contratação de trabalhadores continua concentrada na área de serviços, seguida pelo comércio e agronegócio.

Olhando para esses números, percebe-se que a iniciativa empenhada pelo alcaide - mesmo diante das incertezas e dos dramas causados pelo rastro destruidor da pandemia, que deixou para trás um cenário de terra arrasada - criou um ambiente simples, confortável e estimulante ao investimento privado. Com isso, a atual Administração mantém a sua contribuição certeira e propósito firme de gerir as políticas públicas municipais, devolvendo à municipalidade a tão esperada compensação pelo incentivo fiscal concedido ao setor produtivo, além do lançamento de ferramentas de modernização da máquina administrativa e simplificação burocrática. Esse é um bom caminho a ser trilhado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por