editorial / do correio popular

Segurança se faz com união e cooperação

Do Correio Popular
18/07/2022 às 21:17.
Atualizado em 19/07/2022 às 08:48

O Conselho Comunitário de Polícia (CCP), um órgão sem fins lucrativos, que atua em todo o território nacional em busca de auxílio e recursos para fortalecer a Segurança Pública (Ricardo Lima)

Representantes das Forças de Segurança Pública e colaboradores do sistema voltaram a se reunir presencialmente, após um longo período afastados devido à pandemia, para discutir os temas inerentes à área e encontrar soluções para aperfeiçoar a resposta das corporações às demandas da sociedade. O evento reuniu cerca de 50 pessoas, entre empresários, policiais civis, militares, federais, bombeiros, florestais, rodoviários e guardas municipais. O grupo integra o Conselho Comunitário de Polícia (CCP), um órgão sem fins lucrativos, que atua em todo o território nacional em busca de auxílio e recursos para fortalecer a Segurança Pública, ajudando a suprir as deficiências do Estado. Como a legislação impede que as pessoas físicas e jurídicas façam doações diretamente aos órgãos de proteção, o Conselho preenche essa lacuna e serve de interface entre a população e os organismos policiais, repassando todo tipo de auxílio.

Uma das resoluções mais relevantes tiradas na reunião desta segunda-feira foi a da criação de um espaço único para abrigar um estande de tiros com cursos de aperfeiçoamento aos integrantes das Forças de Segurança. O objetivo é facilitar a aproximação das corporações, que hoje realizam os seus treinamentos em locais diferentes. Atualmente, a Guarda Municipal dispõe da sua própria estrutura, enquanto as demais academias estão dispersas. Enquanto a Polícia Civil usa as dependências do Exército para aperfeiçoar as suas habilidades balísticas, a PM capacita as suas equipes tanto em Campinas quanto na capital. Com a criação do estande unificado, os agentes dessas diferentes organizações policiais poderão treinar juntos, num mesmo espaço compartilhado, o que gera um ganho de eficiência, conforto, troca de experiências e economia de recursos.

A reunião do Conselho Comunitário de Polícia fortalece os vínculos entre a sociedade civil e as forças policiais. Para superar os enormes obstáculos que se insurgem no caminho e colocam em risco a segurança da população, é preciso estreitar os relacionamentos entre aqueles que atuam no combate direto à criminalidade e o cidadão. Nesse sentido, os segmentos mais organizados e dotados de recursos próprios para contribuir com o fortalecimento das estruturas do Estado devem encontrar os meios para fazer chegar essa ajuda até o destino, a fim de fortificar o policiamento ostensivo nas mais diferentes esferas do Poder Público, seja federal, estadual ou municipal. Segurança pública se faz com a união de todos!
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por